Senado vai ter política de prevenção e combate à violência no trabalho — Rádio Senado

Senado vai ter política de prevenção e combate à violência no trabalho

LOC: O SENADO TERÁ UMA POLÍTICA DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA NO TRABALHO. O OBJETIVO É DEFINIR O QUE É E COMO EVITAR O ASSÉDIO SEXUAL E MORAL E OUTRAS PRÁTICAS QUE PREJUDICAM E DESESTIMULAM A ATUAÇÃO PROFISSIONAL.  

LOC: UM GRUPO MULTIDISCIPLINAR FORMADO POR DEZ SERVIDORES DA CASA, ENTRE CONSULTORES, ADVOGADOS E POLICIAIS, TERÁ NOVENTA DIAS PARA APRESENTAR A PROPOSTA. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: A Organização Internacional do Trabalho recomenda que todos os órgãos públicos e privados tenham uma forma de gestão e tratamento da violência no trabalho. O diretor da Secretaria da Gestão de Pessoas do Senado, Rodrigo Brum, lembra que o Serviço de Qualidade de Vida já trata desses casos, como assédio moral ou sexual, por exemplo. Ele destaca que a violência no trabalho prejudica tanto a vítima, quanto o ambiente profissional. 

(BRUM) Todas as organizações, sejam públicas ou privadas, quando têm relações de poder elas podem estar sujeitas a violência no trabalho e isso pode causar uma série de transtornos. No caso social você pode degradar o clima organizacional. No âmbito pessoal, ter problemas psicossomáticos, psicológicos - problemas até físicos, desmotivação para o trabalho, alto índice de absenteísmo. 

(REPÓRTER) Rodrigo Brum explicou que o objetivo da iniciativa é tentar também delimitar quais são as diversas formas de violência no trabalho 

(RODRIGO 2) Temos o mobbing, que é pouco conhecido, quando um grupo incide em violência sobre um indivíduo qualquer. Tem o assédio moral, sexual, violência física ou psicológica. Enfim a gente delimitando isso e mostrando o que é, e o que não é, que também é importante - o que não é assedio sexual, o que é assédio sexual. Você delimitar isso é muito importante para as organizações e para o dia a dia do trabalho. 

(REPÓRTER) O grupo que vai elaborar a política de prevenção deverá propor um ato normativo que será encaminhado ao primeiro-secretário, senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, responsável pela gestão administrativa do Senado.
10/02/2015, 11h35 - ATUALIZADO EM 10/02/2015, 11h35
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00