Renan e Cunha defendem parceria para facilitar aprovação de projetos — Rádio Senado

Renan e Cunha defendem parceria para facilitar aprovação de projetos

LOC: OS PRESIDENTES DO SENADO E DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DEFENDEM PARCERIA PARA FACILITAR A VOTAÇÃO DE PROJETOS. 

LOC: OS DOIS ANUNCIARAM AINDA UMA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA PARA A APRECIAÇÃO DE VETOS PRESIDENCIAIS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Em uma visita de cortesia, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, sugeriu ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, uma atuação conjunta das duas Casas. O próprio presidente do Senado já reclamou diversas vezes em Plenário que os deputados não votavam os projetos já aprovados pelos senadores, a exemplo da Reforma Política. Nesse início de legislatura, Renan Calheiros reafirmou para Eduardo Cunha que um trabalho em parceria da Câmara e do Senado resultará na aprovação de projetos de interesses do País. Mas ressaltou que a pauta conjunta ainda será elaborada. 

(Renan Calheiros) A minha visita demonstra, sobretudo, que nós vamos estar juntos. As duas Casas são conclusivas uma em relação a outra. E será melhor se trabalharem conjuntamente. Essa agenda que pretendemos harmonizar é uma agenda socioeconômica que garanta as conquistas do povo brasileiro e que priorize a Reforma Política.  

(Repórter) O presidente da Câmara também defendeu um trabalho conjunto com o Senado para agilizar as votações no Congresso Nacional. 

(Eduardo Cunha) Vamos trabalhar em harmonia. Acho que é muito bom para o processo legislativo. Não precisamos ficar numa guerra de conteúdo, que uma Casa discorda da outra. É muito fácil acordarmos alguns princípios e andarmos em comum. Quem vai ganhar é o País porque as legislações serão mais rápidas, as votações serão mais rápidas, a discussão será mais rápida. E um consenso é muito bom para todos. 

(Repórter) Os presidentes da Câmara e do Senado vão apresentar uma resolução para criar nova forma de apreciação dos vetos presidenciais. Hoje, o uso de três regimentos atrasa as sessões do Congresso Nacional. A proposta ainda será aprovada pela Mesa de cada uma das duas Casas antes de ir ao Plenário. Eles anunciaram ainda a votação do Orçamento Geral da União para o final do mês.
09/02/2015, 07h53 - ATUALIZADO EM 09/02/2015, 07h53
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00