Caminhoneiros reivindicam aprovação de associações independentes — Rádio Senado

Caminhoneiros reivindicam aprovação de associações independentes

LOC: MILHARES DE CAMINHONEIROS NO BRASIL, ESPECIALMENTE OS AUTÔNOMOS, AGUARDAM A RETOMADA DAS VOTAÇÕES NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. 

LOC: ELES REIVINDICAM A APROVAÇÃO DE UM PROJETO QUE PERMITIRÁ A CRIAÇÃO DE ASSOCIAÇÕES INDEPENDENTES PARA GARANTIA DE SEGURO. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: De acordo com a Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores, Fenacat, o maior problema enfrentado pelos caminhoneiros é a insegurança nas estradas. Furtos e roubos de carga e de caminhões prejudicam as empresas transportadoras, os motoristas autônomos e suas famílias. Além disso, é cada vez mais difícil fazer um seguro para esses veículos. Por isso, os caminhoneiros defendem a aprovação do projeto que altera o Código Civil para permitir que eles se organizem em associações independentes, com fundo próprio. Mas os recursos deverão ser destinados exclusivamente à prevenção e reparação de danos aos veículos por furto, acidente e incêndio, entre outros. O autor do projeto, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, lembrou que as empresas se recusam a segurar veículos com mais de 15 anos de uso e, quando o fazem, cobram valores inviáveis para os motoristas autônomos. Segundo Paim, sete milhões de caminhoneiros pedem a aprovação da proposta com urgência: 

(PAIM) Trata dos interesses dos caminhoneiros de todo o país. É um projeto simples bem objetivo que visa fortalecer a segurança deles, tanto do patrimônio como a das vidas. 

(REPÓRTER) O relatório foi elaborado pelo ex-senador Vital do Rego, que hoje é ministro do Tribunal de Contas da União. Na última reunião da Comissão de Constituição e Justiça, em dezembro, o texto foi lido pela relatora substituta, Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná. 

(GLEISI) Propomos quatro emendas com vistas a ajustar a proposição e regular a matéria de tal forma para conferir em lei a garantia de atividade lícita aos contratos de ajuda mútua no âmbito das associações de caminhoneiros. 

(REPÓRTER) O relatório apresentado também pede anistia das multas aplicadas pela Superintendência de Seguros Privados. Se aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto poderá seguir para a Câmara, sem precisar passar pelo Plenário do Senado.
09/02/2015, 01h14 - ATUALIZADO EM 09/02/2015, 01h14
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00