Novo Código Penal reserva capítulo específico para terrorismo — Rádio Senado

Novo Código Penal reserva capítulo específico para terrorismo

LOC: A SEGURANÇA PÚBLICA É UMA DAS PREOCUPAÇÕES DO GOVERNO PARA GARANTIR O SUCESSO DOS JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO, NO ANO QUE VEM. O OBJETIVO É CONTER DESDE DEPREDAÇÕES, FURTOS, ASSALTOS E ROUBOS A EVENTUAL AMEAÇA DE ATO TERRORISTA.  

LOC: O PROJETO DO NOVO CÓDIGO PENAL, QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, RESERVA UM CAPÍTULO ESPECÍFICO PARA O TERRORISMO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O secretário extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Rodrigues, informou que serão gastos 350 milhões de Reais com segurança nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. O objetivo é integrar as 30 instituições que vão trabalhar para garantir a segurança durante os jogos, incluindo as polícias federal e rodoviária, a Força Nacional, a Guarda Municipal e a Defesa Civil. Em recente entrevista ao portal G1, o diretor da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, afirmou que com a proximidade das Olimpíadas de 2016, o órgão trabalha para impedir qualquer ameaça de terrorismo. Ele afirmou que, apesar de não haver célula terrorista no País, o nível de ameaça hoje está “aumentado”. Segundo ele, os ataques terroristas na França em janeiro, praticados por jovens ligados ao radicalismo islâmico, elevam a preocupação da Abin. No Senado, os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça terão como um dos primeiros itens para votação, o novo código penal, que reserva um capítulo específico para terrorismo, entre os crimes contra a paz pública. O texto que estará em discussão descreve os diversos atos considerados terrorismo – e prevê pena de prisão de oito a quinze anos além de sanções correspondentes à violência, grave ameaça ou dano. Para o senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, o terrorismo é hoje uma ameaça que preocupa o mundo inteiro: 

(AGRIPINO) Brasil tem que estar atento na questão da Olimpíada porque no momento em que tem gente do mundo inteiro no Rio de Janeiro, o terrorismo, para chamar a atenção do mundo, pode se instalar. 

(REPÓRTER) O diretor de contra-terrorismo da Abin destacou, no entanto, que o fato de o Brasil ter sediado com segurança a Rio+20, a Copa do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude, por exemplo, credenciou o Brasil para estar entre os países que recebem grandes eventos internacionais.
06/02/2015, 00h18 - ATUALIZADO EM 06/02/2015, 00h18
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00