PEC prevê fim dos cargos de secretário da Mesa do Senado — Rádio Senado

PEC prevê fim dos cargos de secretário da Mesa do Senado

LOC: PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO PRETENDE ACABAR COM OS CARGOS DE SECRETÁRIO DA MESA DO SENADO FEDERAL. 

LOC: A INICIATIVA, DO SENADOR JOSÉ SERRA, DO PSDB DE SÃO PAULO, PREVÊ QUE ESTAS FUNÇÕES SEJAM OCUPADAS POR TÉCNICOS DA CASA. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, defendeu a redução dos cargos eletivos da Mesa do Senado. A Proposta de Emenda à Constituição, que deve ser apresentada pelo senador José Serra, do PSDB de São Paulo, reduz os cargos políticos da mesa, ocupados atualmente por parlamentares. Assim, as quatro vagas para secretário-geral seriam ocupadas por funcionários de carreira, como explica Cássio Cunha Lima: 

(Cássio Cunha Lima) É a visão absolutamente correta, que inclusive já existe em outros parlamentos do mundo. Os senadores devem ocupar os cargos políticos da Mesa Diretora, a presidência e as vice-presidências. As funções administrativas, a primeira, segunda, terceira e quarta secretarias não devem ser exercidas pelos senadores e sim pelos funcionários concursados e gabaritados da Casa. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, afirmou que concorda com a ideia de redução dos cargos eletivos da Mesa: 

(Renan Calheiros) E eu queria dizer com relação à Proposta de Emenda à Constituição do senador José Serra, que desde logo ele conta com meu apoio incondicional a essa redução de secretarias e vices-presidências, de suplências na Mesa do Senado Federal. 

(Repórter) Pela Constituição e pelo Regimento Interno do Senado, os sete cargos da Mesa e as quatro suplências são ocupadas por senadores e definidas em eleição.
05/02/2015, 04h20 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 04h20
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00