Dilma destaca que educação será a prioridade do novo mandato — Rádio Senado

Dilma destaca que educação será a prioridade do novo mandato

LOC: EM MENSAGEM AO CONGRESSO NACIONAL, A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DESTACOU QUE A EDUCAÇÃO SERÁ A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES DO NOVO MANDATO, PARA TORNAR O BRASIL “UMA PÁTRIA EDUCADORA”. 

LOC: A MENSAGEM FOI ENTREGUE AO CONGRESSO PELO MINISTRO-CHEFE DA CASA CIVIL, ALOÍZIO MERCADANTE, DURANTE SESSÃO DE ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO. DILMA AFIRMOU QUE O CRESCIMENTO ECONÔMICO COM DESENVOLVIMENTO SOCIAL CONTINUA A SER SUA PRINCIPAL META. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(Repórter) A mensagem foi lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Beto Mansur, do PRB de São Paulo. A presidente Dilma Rousseff fez um balanço do seu primeiro mandato e fez um apelo pela aprovação da reforma política. Quanto à economia, ressaltou que a inflação foi mantida dentro da meta - terminou o ano em 6,41 por cento. 

(Beto Mansur) No mandato que se inicia, manteremos o controle da inflação como prioridade da gestão macroeconômica ainda que o ipc tenha permanecido pelo décimo primeiro ano consecutivo dentro do limite definido, queremos resultados ainda melhores e vamos dedicar esforços para que a inflação convirja para o centro da meta nos próximos anos, o que resultará em maior bem estar para nossa população. 

(Repórter) A presidente destacou que o Banco Central vem adotando os ajustes necessários para garantir um equilíbrio fiscal e promover o crescimento econômico 

(Beto Mansur) Estamos diante da necessidade de promover um reequilíbrio fiscal para recuperar o crescimento da economia o mais rápido possível, criando as condições para a queda da inflação e da taxa de juros no médio prazo, garantindo a continuidade do emprego e renda. Os ajustes que estamos fazendo são necessários para manter o rumo e ampliar oportunidades. 

(Repórter) Ainda na mensagem lida pelo primeiro-secretário do Congresso, Dilma afirmou que a educação será a grande prioridade do novo mandato. 

(Beto Mansur) A determinação política de fazer da educação a prioridade das prioridades será acompanhada pela garantia de mais recursos e mais investimentos, porque nesse novo mandato os royalties do petróleo, os recursos do fundo social do pré-sal começarão a fluir em montantes expressivos para a educação 

(Repórter) A mensagem presidencial ressaltou ainda que o governo quer avançar no combate à corrupção e à impunidade. Por isso, apresentará ao Congresso um plano com cinco medidas para: punir com rigor os agentes públicos que não comprovarem a origem dos ganhos; transformar caixa dois em crime; confiscar bens adquiridos de forma ilícita; acelerar o julgamento de processos envolvendo recursos públicos e criar nova estrutura no Judiciário para julgar processos contra os que têm foro privilegiado. Entre outras medidas, a presidente anunciou também a criação de um Programa de Desburocratização e de um novo Plano Nacional de Exportação, para aumentar a pauta e os destinos das exportações brasileiras.
02/02/2015, 05h18 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 05h18
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00