Composições de 12 comissões aguardam posse dos novos senadores — Rádio Senado

Composições de 12 comissões aguardam posse dos novos senadores

LOC: DOZE COMISSÕES PERMANENTES ESTÃO EM FUNCIONAMENTO HOJE NO SENADO. 

LOC: MAS SÓ A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, APÓS O INÍCIO DA NOVA LEGISLATURA, É QUE SERÃO DEFINIDOS OS INTEGRANTES, BEM COMO O PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DAS COMISSÕES. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: Assim como ocorre com os cargos na mesa diretora do Senado, as doze comissões permanentes devem ser preenchidas pelo critério da proporcionalidade partidária. Os partidos com maior número de senadores eleitos têm preferência na escolha dos colegiados. O maior partido, PMDB, deverá ser o primeiro a escolher, seguido pelo PT, e depois PSDB e demais legendas ou blocos. Apesar da escolha do presidente e vice-presidente de cada comissão respeitar o tamanho das bancadas, os nomes são submetidos a votação em cada colegiado. Mesmo havendo acordo entre lideranças, nada impede que um senador seja candidato à presidência de uma comissão. A votação, que ocorre logo após a reabertura dos trabalhos na nova sessão legislativa, é secreta, e comandada geralmente pelo parlamentar com a maior idade, entre os presentes. O secretário geral da Mesa e diretor do Senado, Luiz Fernando Bandeira, acredita que a definição dos presidentes das comissões pode levar alguns dias 

(LUIZ FERNANDO) O regimento nos obriga a fazer a eleição do presidente no dia primeiro de fevereiro, certamente nas próximas semana é que deve resolver a distribuição das comissões. Talvez demore uma ou duas semanas a mais.

(REP) As maiores comissões, que têm 27 integrantes membros titulares e igual número de suplentes, são as de Constituição e Justiça, as de Assuntos Econômicos, e de Educação, Cultura e Esporte. Há grande movimentação também para o comando das demais comissões do Senado. São elas: de Relações Exteriores e Defesa Nacional; de Serviços de Infraestrutura; de Assuntos Sociais; de Direitos Humanos e Legislação Participativa; de Agricultura e Reforma Agrária; de Meio ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática; e de Agricultura e Reforma Agrária. A Comissão Senado do Futuro é a menor e mais nova da Casa. Criada em maio de 2013, tem 11 senadores titulares.
29/01/2015, 00h50 - ATUALIZADO EM 29/01/2015, 00h50
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00