Dois senadores oficializam a candidatura à presidência do Congresso Nacional — Rádio Senado

Dois senadores oficializam a candidatura à presidência do Congresso Nacional

LOC: DOIS SENADORES OFICIALIZAM A CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DO CONGRESSO NACIONAL PELA ELEIÇÃO QUE OCORRERÁ NESTE DOMINGO.

LOC: O ATUAL PRESIDENTE DO SENADO ESPERA UMA DECISÃO DA BANCADA DO PMDB PARA SABER SE DISPUTA A REELEIÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Na disputa pelo comando do Senado já se lançaram candidatos os senadores Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina e Antonio Carlos Valadares do PSB de Sergipe. Luiz Henrique, que diz contar com o apoio de diversos partidos, entre eles PSDB, Democratas e PDT, negou que seja candidato da oposição. Disse que entrou na disputa para atender aos pedidos de outros senadores. Ao comunicar a decisão ao presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, ouviu que será da bancada a escolha do candidato da legenda, a quem cabe a indicação da presidência por ser o maior partido. Mas Luiz Henrique avisou a Renan que se manterá na disputa mesmo não sendo o candidato oficial do PMDB.

(Henrique) Mas se eu não passar pelo partido, eu não tenho como mais recuar na minha candidatura. A minha candidatura é irreversível até porque há uma grande maioria que se expressa em direção a essa mudança.

REP: Renan Calheiros ainda não oficializou a candidatura à reeleição, por aguardar uma definição da bancada. Diante do cenário com dois peemedebistas na disputa, o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, pregou a unidade do partido. 

(Jucá) Vamos ter uma disputa dentro da bancada. Acho que quem receber a aprovação da bancada deve ser o candidato oficial do PMDB. Quem não for indicado que cumpra o desígnio da bancada e possa se somar ao candidato indicado para votar por unanimidade o PMDB nesta disputa. 

REP: A líder do PSB, senadora Lídice da Mata, da Bahia, lembrou que o partido foi o primeiro a ter um candidato ao lançar Valadares. Mas admitiu que a legenda poderá sair da disputa para apoiar aquele que defender as propostas do PSB, entre elas, a Reforma Política . 

(Lídice) Não temos veto à candidatura nenhuma e temos sim programa e um candidato que incorpora esse programa. 

(REP): Apesar da disputa pela presidência do Senado, os demais cargos da Mesa Diretora serão preenchidos de acordo com a proporcionalidade partidária, cabendo a cada legenda indicar um nome para as duas vice-presidências, quatro secretarias e quatro suplências.
28/01/2015, 07h00 - ATUALIZADO EM 28/01/2015, 07h00
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00