Hélio José acredita que energia doméstica pode resolver apagões — Rádio Senado

Hélio José acredita que energia doméstica pode resolver apagões

LOC: O SENADOR HÉLIO JOSÉ, DO PSD DO DISTRITO FEDERAL, VAI APRESENTAR UM PROJETO DE LEI CRIANDO AS CONDIÇÕES PARA A GERAÇÃO DOMÉSTICA DE ENERGIA ELÉTRICA.  

LOC: O SENADOR ARGUMENTA QUE VÁRIOS PAÍSES EUROPEUS JÁ ADOTAM A MICRO-GERAÇÃO DOMÉSTICA COMO FORMA DE ALIVIAR O CONSUMO NACIONAL. E JUSTIFICA QUE O BRASIL TEM DE TER ALTERNATIVAS PARA ENFRENTAR A CRISE ENERGÉTICA. 

TÉC: A crise de energia elétrica provocada pela seca que afeta a maioria dos reservatórios das hidroelétricas brasileiras pode ser aliviada com a microgeração de energia doméstica. A avaliação é do senador Hélio José, do PSD de Brasília, que vai apresentar um projeto permitindo a geração doméstica de energia, um modelo comum em vários países europeus. 

(Hélio José): "A gente vai estar apresentando um projeto de utilização de energia doméstica, de geração de energia elétrica, por que essa geração de energia doméstica igual, nos moldes da Inglaterra, da Dinamarca, de Portugal e da Espanha, que hoje tem mudado de forma muito grande a matriz energética destes países aliviando a ponte de carga da transmissão de energia é muito importante para um equilíbrio do sistema elétrico nacional".

(Repórter): Em 2010, quase 93% da energia elétrica nacional era produzida por hidroelétricas. Os outros 7% se dividiam entre termoelétrica, nuclear e eólica. Em 2014, cerca de 25% da eletricidade está sendo gerada por termoelétricas. A causa principal tem sido a diminuição de água nos reservatórios por duas razões: a falta de chuvas e de preservação da vegetação dos cursos d’água e lagos. O senador defende que a geração doméstica por células fotovoltaicas, turbinas eólicas e biomassa possa aliviar ou mesmo substituir permanentemente parte da energia gerada pelas termoelétricas e hidroelétricas.

(Hélio José): "Essa é a única esperança que temos de aliviar as redes de energia elétrica no Brasil. A mesma energia que é consumida no Chuí, numa rede é interligada com Manaus, no Amazonas. Então se eu injeto 1 Kilowatt de energia elétrica gerada no Chuí, no Rio Grande do Sul, esse mesmo Kilowatt pode ser utilizado em Manaus, então se nós podemos incentivar a energia doméstica, a gente vai permitir uma economicidade, uma modicidade tarifária". 

(Repórter): Além do custo da perda de energia das usinas hidroelétricas, a geração de energia pelas termoelétricas vai custar mais de 25 bilhões de reais em 2015, segundo previsões de especialistas do setor. Para Hélio José, a geração de energia doméstica pode aliviar ou mesmo resolver o drama dos apagões no Brasil.
22/01/2015, 11h26 - ATUALIZADO EM 22/01/2015, 11h26
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00