Raupp diz que proibir uso de animais em testes não trará prejuízo ao mercado — Rádio Senado

Raupp diz que proibir uso de animais em testes não trará prejuízo ao mercado

LOC: UMA NOVA RESOLUÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA PROÍBE A EXPOSIÇÃO E VENDA DE ANIMAIS EM VITRINES E GAIOLAS EM FEIRAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. 

LOC: A SAÚDE E A SEGURANÇA DOS BICHOS TAMBÉM ESTÃO EM DISCUSSÃO NO SENADO. OS SENADORES VALDIR RAUPP E ALVARO DIAS DEFENDEM A PROIBIÇÃO DO USO DE ANIMAIS EM PESQUISAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COSMÉTICOS E PRODUTOS DE HIGIENE PESSOAL. 

TÉC: De acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que entrou em vigor neste mês de janeiro, agropecuárias, pet shops e parques de exposição deverão seguir uma série de recomendações se quiserem vender ou exibir animais. A intenção é garantir a saúde e o bem-estar dos bichos. As novas regras proíbem, por exemplo, a exposição dos animais em gaiolas. Determinam também que o médico veterinário seja o responsável pela higiene do local e pelo conforto dos animais expostos. A defesa dos animais também é uma preocupação do Senado. Dois projetos que estão em análise pelos senadores pretendem proibir o uso de bichos em testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal e de limpeza. Autor de uma dessas propostas, o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, lembrou que vários países já abandonaram a prática, como os integrantes da União Européia, por exemplo, que desde 2003 não testam produtos em animais. Ao defender a aprovação da proposta, em discurso na tribuna do Senado, Valdir Raupp disse que a proibição não trará prejuízos para o mercado: 

(Valdir Raupp) A proibição de uso de animais para testes de produtos cosméticos em nossa legislação será um avanço considerável sem prejuízo da atividade, pois já existem técnicas capazes de substituir animais anteriormente necessários ao desenvolvimento das pesquisas. 

(MAURÍCIO): O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, é autor de uma proposta semelhante. Os dois projetos estão sendo analisados em conjunto pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado e têm como relator o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia. 
21/01/2015, 11h26 - ATUALIZADO EM 21/01/2015, 11h26
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00