Sancionada lei que aumenta Parque das Nascentes do rio Parnaíba — Rádio Senado

Sancionada lei que aumenta Parque das Nascentes do rio Parnaíba

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSEFF SANCIONOU A LEI QUE AUMENTA EM VINTE MIL HECTARES O PARQUE DAS NASCENTES DO RIO PARNAÍBA. 

LOC: APRESENTADO PELO DEPUTADO FEDERAL NELSON MARQUEZELLI, DO PTB DE SÃO PAULO, A NOVA LEI FOI APROVADA NO SENADO NO ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2014.

TÉC: Para garantir a preservação dos recursos naturais e as nascentes do Rio Parnaíba, o Congresso Nacional aprovou e a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que aumenta em vinte mil hectares o Parque Nacional das Nascentes. O parque, localizado na divisa dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins possui a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste e uma das três maiores bacias sedimentares brasileiras. Com a nova lei, foram incorporadas ao parque as áreas da nascente do Rio Corrente, da Serra do Lajeado e da Área de Proteção Ambiental do Jalapão. Para o senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí, a lei vai garantir critérios para a preservação ambiental e a produção de grãos, que é realizada há vários anos no local. 

(João Vicente Claudino): Existe uma área de cerrado muito importante nessa região, onde há investimentos em produção de grãos. E há um conflito muito grande entre a questão da preservação e de produção nessa área. Então, com a definição do parque tudo isso é colocado dentro dos paramentos normais e nós podemos preservar e produzir dentro de leis e critérios já pré-estabelecidos. 

(Repórter): A nova lei é de autoria do deputado federal Nelson Marquezelli, do PTB de São Paulo. O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba reúne sessenta espécies de mamíferos e duzentas e onze de aves. Várias dessas espécies estão ameaçadas de extinção. 
16/01/2015, 01h06 - ATUALIZADO EM 16/01/2015, 01h06
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00