Pimentel destaca relevância do Enem para metas do Plano Nacional da Educação — Rádio Senado

Pimentel destaca relevância do Enem para metas do Plano Nacional da Educação

LOC: O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGOU ONTEM O RESULTADO DO ENEM 2014 PARA OS SEIS MILHÕES E DUZENTOS MIL ESTUDANTES QUE FIZERAM A PROVA.  

LOC: O SENADOR JOSÉ PIMENTEL DESTACOU A IMPORTÂNCIA DO EXAME PARA CUMPRIMENTO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 já podem consultar a nota da prova que foi aplicada nos dias 8 e 9 de novembro. Na época do exame, o senador José Pimentel, do PT do Ceará, disse que a expectativa do Congresso é que o Enem ajude a cumprir a meta do Plano Nacional de Educação de colocar quarenta por cento dos jovens no ensino superior. 

(José Pimentel)  Com a ampliação das vagas ofertadas nas universidades públicas, sejam elas de âmbito municipal, estadual ou do Governo Federal, com o acesso às universidades particulares nessa grande parceria. Nós queremos chegar a 2025, quando nosso novo PNE completar dez anos, tendo no mínimo 40% da população entre 18 e 29 anos de idade com a graduação ou cursando.

(REPÓRTER) Para acessar o resultado do exame, o aluno precisa inserir o seu CPF ou número de inscrição e a senha. Segundo o balanço do MEC, o índice de comparecimento dos inscritos no Enem foi de 71 por cento. Isso quer dizer que dos oito milhões e setecentos mil inscritos, efetivamente fizeram o exame seis milhões e duzentos mil estudantes. A nota do Enem pode ser usada pelos alunos de diversas formas. Os participantes podem disputar vagas no ensino superior das universidades públicas pelo SISU e nas instituições particulares que oferecem vagas no Prouni e no Financiamento Estudantil, o FIES. Os estudantes também podem usar a nota para obter a certificação do ensino médio e participar da seleção de vagas no ensino técnico das instituições que participam do Sisutec. Os estudantes que já estão na universidade podem utilizar a nota para participar do Programa Ciências Sem Fronteiras. As inscrições para as vagas disponíveis nas universidades federais pelo Sisu são gratuitas e começam no dia 19 de janeiro.
14/01/2015, 00h46 - ATUALIZADO EM 14/01/2015, 00h46
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00