Projeto obriga embalagens de alimentos informarem sobre presença de lactose — Rádio Senado

Projeto obriga embalagens de alimentos informarem sobre presença de lactose

LOC: JÁ ESTÁ NA CÂMARA DOS DEPUTADOS O PROJETO DE LEI DO SENADO QUE OBRIGA AS EMBALAGENS DE ALIMENTOS A TRAZEREM INFORMAÇÕES SOBRE A PRESENÇA DE LACTOSE. 

LOC: A PROPOSTA DO SENADOR PAULO BAUER, DO PSDB DE SANTA CATARINA, FOI APROVADA PELO SENADO NO FINAL DE NOVEMBRO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: Tomar um copo de leite ou comer um pedaço de queijo pode fazer mal a quem tem intolerância a lactose. Os sintomas variam de náuseas e diarreias até gases e inchaços na região abdominal. De acordo com pesquisas, em torno de 70 por cento dos brasileiros têm algum tipo de intolerância a lactose. E muitos alimentos são vendidos sem a indicação da presença de leite na composição dos produtos. Para o senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina, autor do projeto, a indústria alimentícia já entendeu que mostrar na embalagem se há lactose é uma questão de saúde pública: 

(Paulo Bauer) É muito difícil você estabelecer uma quantidade exata para cada produto, porque varia muito a quantidade de lactose num produto não pela quantidade de leite que se utiliza, mas sim pelo tipo de leite. O setor da indústria informou ser impossível. Agora, dizer que tem lactose, assim como diz que tem glúten, não é difícil. A indústria compreendeu que é uma questão de saúde pública. 

(REPÓRTER) A intolerância ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, que é o açúcar do leite, ou porque deixa de produzir a enzima ao longo da vida. O diagnóstico é feito por meio de exames de laboratório. O senador Paulo Bauer espera que a proposta dele ajude as pessoas que hoje sofrem duplamente: com a intolerância e com a falta de informação na hora de escolher alimentos sem lactose. Na Câmara dos Deputados, o projeto de lei será analisado por quatro comissões, entre elas a de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça.
12/01/2015, 11h41 - ATUALIZADO EM 12/01/2015, 11h41
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00