Exigência de novos extintores para carros é adiada por 90 dias — Rádio Senado

Exigência de novos extintores para carros é adiada por 90 dias

LOC: EXIGÊNCIA DE NOVOS EXTINTORES PARA CARROS É ADIADA POR NOVENTA DIAS. 

LOC: PELOS PRÓXIMOS NOVENTA DIAS, OS MOTORISTAS QUE NÃO ESTIVER UTILIZANDO OS EXTINTORES DO TIPO ABC, NÃO SERÃO MULTADOS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: O uso obrigatório do extintor de incêndios do tipo ABC para automóveis vai ser adiado por noventa dias pelo Denatran. A medida foi tomada após relatos de motoristas com dificuldades para encontrar o equipamento. O novo prazo começa a contar após publicação de resolução com essa finalidade no Diário Oficial da União. Desde primeiro de janeiro, carros com dez anos ou mais estão obrigados a trocar o extintor tipo BC pelo ABC, sob pena de multa no valor de 127 reais e 69 centavos e perda de cinco pontos na carteira. Com a nova resolução, pelos próximos três meses os motoristas que forem pegos sem o novo equipamento não serão multados. A determinação do Conselho Nacional de Trânsito para a troca dos extintores é de 2009 e prevê que veículos fabricados a partir de 2005 utilizem o extintor ABC. O senador Sergio Petecão, do PSD do Acre, acredita que a decisão para a troca de extintor foi precipitada, e espera que, com a ampliação do prazo, os motoristas possam se adequar. 

(Petecão) A população procurou se legalizar, procurou ter acesso a esse tipo de extintor ABC, e não conseguiu porque nem a indústria estava preparada para essa decisão do governo. Foi uma decisão precipitada do governo, que pegou todo mundo de surpresa. Mas pelo menos teremos mais noventa dias para fazer valer a decisão, porque no momento a população não tem condições. 

(REPÓRTER) De acordo com o Denatran, a troca do equipamento garante mais segurança aos motoristas, já que o extintor ABC apaga incêndio de diversos tipos de materiais. O antigo extintor BC é utilizado em casos de chamas provocadas por equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis.
06/01/2015, 05h14 - ATUALIZADO EM 06/01/2015, 05h14
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00