Inscrições para o Sisu começam no dia 19 de janeiro — Rádio Senado

Inscrições para o Sisu começam no dia 19 de janeiro

LOC: AS INSCRIÇÕES PARA O SISU COMEÇAM NO DIA 19 DE JANEIRO. SÃO 135 MIL VAGAS EM 120 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 

LOC: OS DETALHES DA SELEÇÃO ORGANIZADA PELO MEC FORAM DIVULGADOS NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DESTA SEGUNDA FEIRA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: O MEC divulgou o calendário do Sisu 2015. A data para o inicio das inscrições será o dia 19 de janeiro, após a divulgação do resultado do exame nacional do ensino médio, o Enem 2014. Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem 2014 e ter marcado pelo menos um ponto na redação. Uma proposta já aprovada no Senado, que aguarda análise na Câmara dos Deputados, prevê que o Enem seja obrigatório para todos os formandos do Ensino Médio. O relator do projeto, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, lembrou que o Enem cumpre diversos objetivos. Entre eles, a seleção de candidatos aos cursos de educação superior e a análise dos resultados gerais para avaliar a qualidade de ensino oferecida pelas escolas brasileiras. 

(Antonio Carlos Valadares) A proposta de usar o Enem para a avaliação de ensino, de indução de mudanças curriculares e de seleção de candidatos à educação superior é acertada.  

(Repórter) Os candidatos a uma vaga por meio do Sisu terão 4 dias para fazer a inscrição, de 19 a 22 de janeiro. Cada estudante pode escolher até duas opções de cursos. A inscrição é gratuita. Diferente dos outros anos, a edição do primeiro semestre terá uma única data de divulgação do resultado, no dia 26 de janeiro. A matrícula dos aprovados deverá ser feita de 30 de janeiro a 3 de fevereiro diretamente nas instituições de ensino para a qual os candidatos foram chamados. Nesta edição, 120 instituições de ensino vão disponibilizar vagas por meio processo seletivo eletrônico. A oferta chega a 135 mil vagas em universidades e institutos federais de ensino e universidades estaduais. As informações do Sisu estão disponíveis na página www.sisu.mec.gov.br.
05/01/2015, 04h34 - ATUALIZADO EM 05/01/2015, 04h34
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00