Em cerimônia popular, Dilma recebe faixa presidencial no Planalto — Rádio Senado

Em cerimônia popular, Dilma recebe faixa presidencial no Planalto

LOC: EM CERIMÔNIA POPULAR, DILMA ROUSSEFF RECEBEU A FAIXA PRESIDENCIAL NO PALÁCIO DO PLANALTO, APÓS A POSSE NO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: A PRESIDENTE FALOU AO PÚBLICO QUE VAI PROMOVER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS SEM TIRAR DIREITOS DA POPULAÇÃO. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A presidente Dilma Rousseff chegou ao Palácio do Planalto no Rolls Royce presidencial, sob aplausos de cidadãos que vieram a Brasília para assistir à segunda posse da primeira mulher reeleita para o cargo. Como se tratou de uma reeleição, a presidente pôde escolher se receberia a faixa presidencial do cerimonial, como fez Fernando Henrique Cardoso, ou se já viria à nova posse usando a faixa, como fez Luiz Inácio Lula da Silva. Preferiu receber a faixa no Planalto, e ela mesma a colocou em seguida. A presidente acompanhou então a tradicional execução do Hino Nacional ao lado do vice, Michel Temer. O primeiro a cumprimentar a presidente reempossada foi o antecessor, Lula. Do parlatório, Dilma falou à nação, repetindo pontos do discurso feito no Congresso pouco antes, mas em tom mais popular. Ela garantiu que qualquer medida que tenha que ser tomada na economia será promovida sem retirar direitos já conquistados pela população. 

(Dilma Rousseff) Nós vamos fazer, sim, ajustes na economia. Mas isso sem revogar direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais. Hoje, depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo brasileiro tem o direito de dizer como uma orientação para o meu novo mandato: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. 

(Repórter) A presidente disse que assume este segundo mandato com mais esperança com que assumiu o primeiro. E assegurou que vai buscar avanços e manter os programas sociais. 

(Dilma Rousseff 2) De pé e com fé, porque nos vamos juntos fazer a reforma política. De é e com fé, porque o Brasil será a verdadeira pátria educadora. De pé e com a força da fé, porque vamos melhorar nossa saúde, porque vamos garantir emprego de qualidade. De pé e com fé, porque vamos continuar o Minha Casa, Minha Vida, o Fies, o Ciência Sem Fronteiras. 

(Repórter) Dilma destacou que graças ao seu governo e aos dois mandatos de Lula o Brasil tem hoje a primeira geração que não viveu a tragédia da fome. E prometeu inaugurar uma nova etapa nesse processo de mudanças sociais no Brasil.
01/01/2015, 06h50 - ATUALIZADO EM 01/01/2015, 06h50
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00