Dependentes de militares mortos na Estação Antártica vão receber auxílio especial — Rádio Senado

Dependentes de militares mortos na Estação Antártica vão receber auxílio especial

LOC: OS DEPENDENTES DOS MILITARES MORTOS NO INCÊNDIO DA ESTAÇÃO ANTÁRTICA VÃO RECEBER AUXÍLIO ESPECIAL. A PROPOSTA FOI APROVADA PELO SENADO E AGORA SEGUE PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. 

LOC: O SENADO TAMBÉM APROVOU PENSÃO VITALÍCIA PARA OS EX-COMBATENTES NO BATALHÃO DE SUEZ. MAS O PROJETO AINDA DEPENDE DO EXAME DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, ANTES DE SER SANCIONADO. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Dois tenentes da Marinha morreram no acidente ocorrido, em 2012, na Estação Antártica Comandante Ferraz: Carlos Alberto Vieira Figueiredo e Roberto Lopes dos Santos. Pelo projeto aprovado no Senado, a família de cada um deles receberá auxílio especial de quinhentos mil reais para dividir entre os dependentes. A proposta ainda concede bolsa educação no valor de seiscentos e vinte e dois reais para os dependentes dos militares menores de 24 anos e que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou superior. Para relator da matéria, senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, os benefícios fazem justiça às famílias.  

(Humberto Costa) “Trata-se de um projeto meritório, que procura fazer justiça, ainda que extremamente limitada, aos familiares daqueles brasileiros que lá na Estação Antártida foram vítimas daquele doloroso acidente e perderam suas vidas”. 

(Repórter) E o outro projeto aprovado pelo Senado concede pensão vitalícia de dois salários mínimos mensais aos ex-integrantes da tropa brasileira conhecida como Batalhão Suez. Esses combatentes fizeram parte da Força Internacional de Emergência, constituída pela Organização das Nações Unidas, em 1956, para manter a paz e a segurança na região entre o Canal de Suez e a linha de trégua entre Israel e Egito. Pelo projeto, só receberá o benefício o ex-integrante da tropa com renda mensal menor que dois salários mínimos ou que não tenha condições de se sustentar. Agora, o projeto será encaminhado à Câmara dos Deputados.

PLC 128/2014 PLS 332/2011
11/12/2014, 07h10 - ATUALIZADO EM 11/12/2014, 07h10
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00