Renan busca acordo para votar LDO ainda nesta semana — Rádio Senado

Renan busca acordo para votar LDO ainda nesta semana

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL BUSCA ACORDO PARA VOTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS AINDA NESTA SEMANA.  

LOC: A OPOSIÇÃO IRONIZA A PRESSA DO PALÁCIO DO PLANALTO AO AFIRMAR QUE O GOVERNO TEM A MAIORIA PARA APROVAR O PROJETO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, vai consultar os líderes partidários na tarde desta terça-feira para decidir se convoca ainda nesta semana uma nova sessão do Congresso Nacional destinada à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015. Na noite dessa terça-feira, o líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT do Ceará, anunciou que já tem assinaturas que possibilitam a votação da LDO em regime de urgência pelo Plenário do Congresso Nacional. Apesar do requerimento dos governistas, Renan Calheiros afirmou que só vai convocar a sessão se houver entendimento entre as lideranças partidárias. 

(Renan Calheiros) Vamos fazer uma reunião de líderes e conversar um pouco sobre a conclusão dos trabalhos legislativos. Se houver acordo, vamos convocar o Congresso. Se não houver, vamos convocar desde logo para terça-feira. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, lembrou que a LDO, que serve de base para a elaboração do Orçamento Geral da União, deveria ter sido aprovada até julho. Ele ressaltou ainda que a base aliada tem a maioria para votar o que quiser, embora sinalize que os oposicionistas não vão aceitar o acordo. 

(Aloysio Nunes Ferreira) O governo tem maioria. O governo tem 400 deputados em 513. No Senado, então, a oposição tem 15 senadores. Eles têm gente para aprovarem o que querem. A oposição na Comissão Mista de Orçamento na análise da proposta orçamentária e da LDO vai cobrar a definição clara de prioridades, meta fiscal e tudo aquilo que o governo não faz. Esse é o nosso papel. 

(Repórter) Além da LDO de 2015, a base aliada ainda tem que votar o Orçamento Geral da União.
09/12/2014, 09h10 - ATUALIZADO EM 09/12/2014, 09h10
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00