Parecer final da CPMI da Petrobras será apresentado nesta quarta-feira — Rádio Senado

Parecer final da CPMI da Petrobras será apresentado nesta quarta-feira

LOC: A BASE ALIADA MINIMIZA DECISÃO DA OPOSIÇÃO DE APRESENTAR UM RELATÓRIO PARALELO NA CPI MISTA DA PETROBRAS. 

LOC: O PARECER FINAL SERÁ APRESENTADO NESTA QUARTA-FEIRA E VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Segundo o presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, o relatório final do deputado Marco Maia, do PT gaúcho, deverá resumir os sete meses de investigações. Nesse período, a Comissão apurou as denúncias de corrupção na estatal envolvendo o ex-diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, o suposto pagamento de propina a funcionários da estatal, a compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos e irregularidades em plataformas. A oposição, por sua vez, antecipou que vai apresentar um relatório alternativo ao que chama de chapa branca. O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, destacou que a base aliada impediu a quebra dos sigilos das empresas que receberam recursos do esquema e repassaram para partidos políticos. 

(Aloysio Nunes Ferreira) A base do governo manobrou nessa comissão para segurar as investigações. Vamos apresentar por isso um relatório em separado em que vamos apontar as falhas do funcionamento da Comissão E vamos já acenar com a instalação de uma Comissão na próxima Legislatura. 

(Repórter) O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, minimizou a apresentação do relatório paralelo da oposição. 

(Humberto Costa) Então antes mesmo de conhecer o relatório oficial já se fala em apresentar um relatório paralelo é uma clara demonstração de que a oposição não coloca credibilidade no próprio instrumento que ela foi a principal responsável pela instalação. 

(Repórter) Apesar de não conhecer o relatório final, o presidente da CPI Mista não acredita que a Comissão encerre os trabalhos com dois relatórios. 

(Vital do Rêgo) É direito da oposição apresentar seu relatório, deverá ser lido. Se houver compatibilidade entre as questões que envolvem situação e oposição, acho que o relatório do Marco Maia deverá contemplar o sentimento plural da Comissão. 

(Repórter) Depois de apresentados nesta quarta-feira, os dois relatórios serão votados no dia 17.
09/12/2014, 00h56 - ATUALIZADO EM 09/12/2014, 00h56
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00