Relatório da CPMI da Petrobras será apresentado na próxima semana — Rádio Senado

Relatório da CPMI da Petrobras será apresentado na próxima semana

LOC: O RELATÓRIO FINAL DA CPI MISTA DA PETROBRAS SERÁ APRESENTADO NA SEMANA QUE VEM, DIA 10 DE DEZEMBRO.  

LOC: NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA, A CPMI DEVERIA TER OUVIDO O EX-DIRETOR DE GÁS E ENERGIA DA PETROBRAS, MAS A REUNIÃO FOI CANCELADA POR CAUSA DAS VOTAÇÕES NO PLENÁRIO DO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: O relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, confirmou que vai apresentar o relatório final na próxima quarta-feira, 10 de dezembro. A intenção dele é votar o documento na semana seguinte, até o dia 18. Segundo Marco Maia, não há mais tempo para novos depoimentos ou providências administrativas, como quebras de sigilos. Nesta quarta-feira, a CPMI deveria ter ouvido o ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, mas a reunião não pode acontecer porque simultaneamente havia uma sessão do Congresso Nacional com votação de proposições legislativas. O presidente da CPMI, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, lembrou que o regimento proíbe as comissões de funcionarem quando o plenário estiver votando: 

(VITAL DO REGO) A CPI tem um histórico de que todos os trabalhos têm alternância, em alguns trabalhos nós temos reuniões mais exitosas e em outros, menos. 

(REPÓRTER) Mesmo com o cancelamento da reunião, Ildo Sauer esteve na CPI e entregou aos parlamentares um documento de 36 páginas com explicações sobre a compra a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Em entrevista aos jornalistas, ele defendeu a aquisição alegando que a refinaria deu lucro entre 2006 e 2012: 

(ILDO SAUER) Os números que eu tenho da Petrobras entregues ao TCU é que entre 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12, faltando apenas 13 e 14, ela teve um ganho operacional da ordem de 740 milhões de dólares. Portanto, nesse sentido, me parece que a decisão de comprar a refinaria com base na documentação que foi apresentada me parecia absolutamente razoável. Eu não teria nem hoje como votar diferente. 

(REPÓRTER) Depois de falar com a imprensa, Ildo Sauer participou de uma reunião informal com parlamentares da oposição que integram a CPMI. Ele disse aos congressistas que nunca soube da existência de um esquema de cobrança de propina na Petrobras. 
03/12/2014, 05h06 - ATUALIZADO EM 03/12/2014, 05h06
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00