CCT aprova relatório sobre avaliação do Plano Nacional de Banda Larga — Rádio Senado

CCT aprova relatório sobre avaliação do Plano Nacional de Banda Larga

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA APROVOU O RELATÓRIO SOBRE A AVALIAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA. 

LOC: O DOCUMENTO SUGERE O FORTALECIMENTO DA TELEBRAS E DA ANATEL PARA GARANTIR QUE A BANDA LARGA DE QUALIDADE CHEGUE A TODAS AS CIDADES DO PAÍS. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Entre as recomendações do relatório do senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, estão pedidos de mais investimentos em pesquisa e inovação nas telecomunicações, fortalecimento institucional da Anatel e o empenho do governo na valorização da Telebrás. Para o relator, os investimentos públicos no setor são essenciais para garantir que a internet rápida chegue aos lugares onde as operadoras prestam serviços precários, como as regiões norte e nordeste. 

(Aníbal Diniz) Naqueles rincões onde não chega rede de fibra ótica, onde as dificuldades tecnológicas são muito maiores, as empresas prestadoras não chegam. Por isso a necessidade de um regime público que possa juntar essas duas potencialidades. 

(REPÓRTER) O senador Zezé Perrella, do PSDB de Minas Gerais, recomendou que os governadores tenham acesso ao documento. Na opinião do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, a análise do Plano Nacional de Banda Larga reforçou a importância do investimento em tecnologias digitais. 

(Zezé Perrella) No dia em que o Governo entender e que nós entendermos que investir na informática não é despesa – é até economia, pensando-se friamente apenas nos números –, tenho certeza de que a própria educação no País vai dar um salto extraordinário. 

(REPÓRTER) As audiências públicas e as visitas técnicas feitas durante o trabalho foram destacadas. Entre os exemplos de bom uso da banda larga, o relator descreveu a experiência de São José dos Campos, onde mais da metade das escolas municipais de ensino fundamental têm acesso à educação interativa por meio da internet de alta velocidade. O relatório da CCT será encaminhado aos ministérios, à Anatel, e às empresas de telefonia que operam no Brasil, além da Casa Civil e Governos estaduais.
02/12/2014, 00h51 - ATUALIZADO EM 02/12/2014, 00h51
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00