CAE aprova indicação de Vital do Rego para ministro do TCU — Rádio Senado

CAE aprova indicação de Vital do Rego para ministro do TCU

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU A INDICAÇÃO DO SENADOR VITAL DO REGO, DO PMDB DA PARAÍBA, PARA O CARGO DE MINISTRO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.

LOC: VITAL DO REGO ENTROU NO SENADO EM 2011 E AINDA TERIA MAIS QUATRO ANOS NA CASA. MAS PARA ASSUMIR A VAGA NO TCU ELE TERÁ QUE RENUNCIAR AO MANDATO DE SENADOR. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Apesar de ter entrado há apenas 4 anos no Senado, Vital do Rego chegou à presidência da CPI Mista do Cachoeira e das duas instaladas pelo Congresso Nacional para investigar irregularidades na Petrobras. Além disso, é o relator do projeto do novo Código de Processo Civil e preside a Comissão de Constituição e Justiça. Para o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e relator da indicação, Vital preenche todos os requisitos para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União. 

(LINDBERGH): Os conhecimentos jurídicos adquiridos na academia foram empregados e aprimorados ao longo de sua carreira de 25 anos como vereador, deputado estadual, deputado federal e senador da República. Nessa longa trajetória, trabalhou na produção de leis municipais, estaduais e federais, inclusive as relativas à administração pública, compreendendo, entre outras, matérias relacionadas aos servidores públicos, licitações e contratos, tributação, finanças e fiscalização de atos administrativos.

(REP): Durante a sabatina na CAE, Vital do Rego disse que o Brasil ainda está distante do ideal em termos de fiscalização e controle das contas públicas. E que vai lutar para melhorar isso. 

(VITAL): Espero com o apoio das senhoras e senhoras senadores, levar ao TCU o sentimento de uma sociedade, sedenta dos avanços que os órgãos de ocntorle se propõem a fazer. Com a transparência na fiscalização das contas públicas. Fazendo com que os recursos do povo sejam cada vez melhor aplicados. Desejo com os meus pares ser a ponte permanente de integração da corte de contas com o Congresso Nacional.

(REP): Para assumir a vaga no TCU, Vital do Rego terá que renunciar aos quatro anos de mandato que ainda teria pela frente no Senado como representante do PMDB da Paraíba. O primeiro suplente dele é Raimundo Lira, também do PMDB.
02/12/2014, 00h40 - ATUALIZADO EM 02/12/2014, 00h40
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00