Especialistas falam sobre os impactos das neurociências no desenvolvimento de crianças — Rádio Senado

Especialistas falam sobre os impactos das neurociências no desenvolvimento de crianças

LOC: AS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, ASSUNTOS SOCIAIS E DIREITOS HUMANOS RECEBERAM OS PARTICIPANTES DA SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA PARA UMA AUDIÊNCIA PUBLICA. 

LOC: ESPECIALISTAS DISCUTIRAM O IMPACTO DAS DESCOBERTAS DAS NEUROCIÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE ZERO A SEIS ANOS DE IDADE. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: Os participantes da audiência publica conjunta destacaram a importância do investimento do Brasil na pesquisa em neurociências para ampliar a compreensão do desenvolvimento infantil. A bióloga e neurocientista Suzana Houzel, frisou que as pesquisas recentes demonstram que o desenvolvimento humano é o resultado da soma de fatores genéticos, fisiológicos e da interação com a família, a escola e a sociedade como um todo. Suzana lembrou que a formação de cidadãos mais pacíficos deve ser uma preocupação para todas as faixas etárias. 

(Suzana Hozel) É preciso promover a educação dos adultos para que a gente também possa promover o desenvolvimento saudável dessas crianças. 

(REPÓRTER) O pesquisador e biofísico Alfredo Scholl destacou a importância da qualificação dos profissionais de educação para compreender e aplicar no trabalho diário os avanços científicos. Para o pesquisador é essencial que o governo invista mais dinheiro nas pesquisas desenvolvidas na universidade, o lugar onde pesquisadores das diversas áreas podem trabalhar em conjunto e partilhar conhecimentos com os futuros educadores e com a sociedade. 

(Alfredo Scholl) é preciso se valorizar com editais, com fomento a pesquisa, a pesquisa básica, a pesquisa translacional que envolva educação, que envolva infância, que envolva desenvolvimento.

(REPÓRTER) o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, presidente da Comissão de Educação, elogiou a qualidade do debate sobre um tema que ainda é desconhecido da maioria dos brasileiros. 

(Cyro Miranda) um tema ainda que nos temos muito que nos aprofundar. Essa contribuição tenho certeza vai ser para que tenhamos uma política na neurociência, que nós estamos ainda muito distantes ainda hoje.

(REPÓRTER) A audiência pública contou com a participação de duas especialistas vindas da França. A psiquiatra infantil Françoise Monelat falou sobre os impactos do estresse sobre as gestantes e a neuropsicologa Bernadete Rogé falou sobre a detecção precoce do autismo.
26/11/2014, 03h07 - ATUALIZADO EM 26/11/2014, 03h07
Duração de áudio: 02:08
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00