Papel do Senado Federal nas relações Brasil-UE é destaque em cerimônia — Rádio Senado

Papel do Senado Federal nas relações Brasil-UE é destaque em cerimônia

LOC: O PAPEL DO SENADO FEDERAL NAS RELAÇÕES BRASIL-UNIÃO EUROPEIA FOI DESTACADO EM CERIMÔNIA REALIZADA NESTA TERÇA-FEIRA, COM A PRESENÇA DE SENADORES, DEPUTADOS E EMBAIXADORES EUROPEUS. 

LOC: O EVENTO, NO SALÃO NOBRE DO SENADO, TEVE O OBJETIVO DE COMEMORAR OS TRINTA ANOS DE INSTALAÇÃO DA DELEGAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA NO BRASIL. REPÓRTER IVAN GODOY: 

TÉC: Representando o presidente do Congresso, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, o senador gaúcho Paulo Paim, do PT, destacou a importância do relacionamento entre o Brasil e a União Europeia, no campo político e também na área econômica: (PAIM) A união europeia é o principal parceiro comercial do Brasil e que o Brasil está entre os dez principais parceiros comerciais do bloco europeu. 

(REPÓRTER) A embaixadora Ana Paula Zacarias, chefe da delegação no Brasil, destacou a parceria estratégica entre a União Europeia e o nosso país e o aspecto econômico desse relacionamento, lembrando que os países europeus são responsáveis por cerca da metade dos investimentos estrangeiros no Brasil. Também ressaltou o papel do Senado no aprofundamento dessas relações: 

(EMBAIXADORA ZACARIAS) Celebramos hoje, aqui no salão nobre do Senado, trinta anos do estabelecimento da delegação da união europeia no brasil. O decreto lei foi assinado nesta casa, com a qual temos uma excelente relação, e portanto é pra nós uma honra e um privilégio poder estar aqui hoje celebrando, na casa que é a casa do povo brasileiro, o trigésimo aniversário do estabelecimento da delegação. 

(REPÓRTER) A diretora-adjunta do Senado, Ilana Trombka, destacou o forte intercâmbio parlamentar existente: 

(ILANA TROMBKA) O Senado Federal e o parlamento europeu estão em colaboração constante, inclusive temos um acordo de cooperação técnica entre as casas assinado, foi assinado no começo deste ano, quando uma missão do parlamento europeu esteve agora e recentemente, há duas semanas atrás, uma missão composta de servidores do senado e da câmara foi então ao parlamento europeu para trazer experiências de sucesso que podem ser aplicadas ao senado federal e à câmara dos deputados. 

(REPÓRTER) Na cerimônia, ainda foi lançado o livro "Relações Brasil-Europa: Temas de uma agenda estratégica entre Brasil e União Europeia", publicado pela Fundação Konrad Adenauer.
25/11/2014, 00h29 - ATUALIZADO EM 25/11/2014, 00h29
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00