Senado promove VII Semana de Valorização da Primeira Infância — Rádio Senado

Senado promove VII Semana de Valorização da Primeira Infância

LOC: PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO, O SENADO FEDERAL PROMOVE A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA E CULTURA DE PAZ. 

LOC: NESTA EDIÇÃO, QUE COMEÇA HOJE (25), ESPECIALISTAS DO BRASIL E DO EXTERIOR VÃO DEBATER QUESTÕES RELACIONADAS A NEUROCIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. OS DETALHES COM O REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A Semana Nacional de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz é um evento realizado pelo Senado desde 2008, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os direitos das crianças. Neste ano, o evento vai receber especialistas em neurociências para debater temas como o autismo e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TDAH. O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembra que é nessa etapa da vida que se desenvolvem as capacidades cognitivas e de convivência em sociedade. 

(Paulo Paim) "Essa etapa extraordinária, que se inicia ainda na vida intrauterina e avança até os seis anos de idade é a fase determinante para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e da sociabilidade do indivíduo. Ou seja, é o retrato antecipado do adulto do futuro e, por extensão, do país que poderemos ser. Liderados que seremos no futuro por aqueles que são hoje crianças e adolescentes." 

(Repórter) Para debater as contribuições da neurociência no desenvolvimento infantil também será realizada uma audiência pública conjunta com as comissões de Assuntos Sociais, Direitos Humanos e Educação e Cultura. O presidente da Comissão de Educação, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, disse que o objetivo principal da audiência é orientar as famílias e os profissionais de educação sobre a importância dessa fase na vida de crianças e adolescentes. 

(Cyro Miranda) "Toda essa formação da primeira infância você carrega para o resto da vida. O intuito é justamente esse: começar a alertar, discutir e até se criar uma orientação não pedagógica. Uma orientação para as famílias que não tem acesso e que precisam de uma orientação para saber os danos que isso causa nas crianças." 

(Repórter) A Semana de Valorização da Primeira Infância segue até esta quinta-feira, em Brasília. No dia 28, as atividades serão no Rio de Janeiro. As atividades são gratuitas e para mais informações basta acessar o site: www.senado.leg.br.
24/11/2014, 05h22 - ATUALIZADO EM 24/11/2014, 05h22
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00