Oposição ameaça obstruir votações contra mudança na meta de superávit — Rádio Senado

Oposição ameaça obstruir votações contra mudança na meta de superávit

LOC: OPOSIÇÃO AMEAÇA OBSTRUIR VOTAÇÕES NO CONGRESSO NACIONAL EM PROTESTO CONTRA A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE MUDA A META DE SUPERAVIT.  

LOC: A PROPOSTA FOI APROVADA NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

TÉC: Os partidos de oposição anunciaram na manhã desta quarta-feira que vão tentar impedir todas as votações no Congresso Nacional por causa da aprovação do PLN 36 de 2014, que muda a regra de cálculo do superavit deste ano. A decisão foi comunicada pelo deputado Mendonça Filho, do Democratas de Pernambuco: 

(MENDONÇA FILHO) Não vota a LDO, estaremos em obstrução na Câmara e no Senado e no Congresso nacional, essa é a nossa posição. 

(REPÓRTER): O projeto de lei foi aprovado na noite de terça-feira pela Comissão Mista de Orçamento em uma votação tumultuada. A Oposição quer anular a sessão e ameaça recorrer ao Supremo Tribunal Federal. O assunto foi discutido durante toda a manhã em reunião dos líderes do governo e da oposição com o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. O relator da matéria, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, admitiu que a proposta pode ser novamente analisada pela Comissão Mista de Orçamento, mas assegurou que a reunião de terça-feira não será anulada, como pede a Oposição: 

(ROMERO JUCÁ): A gente não concorda com o cancelamento da sessão porque não houve irregularidade para cancelar a sessão. O que a gente entende é que por conta do tumulto, isso é verdade, a matéria não foi discutida da forma como poderia ser, exatamente porque a oposição cercou a mesa e começou se partindo para uma votação expressa por conta do clima de animosidade que se criou.  

(REPÓRTER): Uma decisão sobre o assunto deve ser anunciada ainda nesta quarta-feira. O projeto de lei que muda a meta de superávit foi enviado pelo Governo e retira da LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o teto da economia que precisa ser feita pelo setor público para o pagamento dos juros da dívida, valor que hoje é de 116 bilhões de reais. Se a proposta for aprovada pelo plenário do Congresso Nacional, o governo ficará livre para reduzir o superávit como quiser.
19/11/2014, 01h04 - ATUALIZADO EM 19/11/2014, 01h04
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00