Governadores eleitos e senadores participam de seminário sobre governança — Rádio Senado

Governadores eleitos e senadores participam de seminário sobre governança

LOC: GOVERNADORES ELEITOS E SENADORES PARTICIPARAM DE SEMINÁRIO DO TCU SOBRE GOVERNANÇA, NESTA SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: FORAM DISCUTIDOS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO PAÍS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, INFRAESTRUTURA, PREVIDÊNCIA SOCIAL E SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

(Repórter) O Tribunal de Contas da União promoveu o seminário “Pacto pela boa governança - Um retrato do Brasil”, para apresentar à Presidência da República e aos governadores eleitos um diagnóstico de temas importantes para o País. Os dados apresentados foram obtidos em parceria com os Tribunais de Contas dos estados, com base em fiscalizações e relatórios recentes. Na ocasião, foi assinada a Primeira Carta de Brasília pela Governança e governabilidade do Brasil. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, governador eleito do Distrito Federal, representou os demais governadores na assinatura do documento. Ele avaliou que é fundamental que todos os estados se comprometam com a boa governança. 

(Rodrigo Rollemberg) “Eu considero que este é o grande desafio de todo o Brasil, não é diferente no Distrito Federal. É a melhoria da gestão. Vai promover a otimização dos recursos e a garantia de uma oferta melhor de serviços públicos para a população. Portanto, todo o investimento no sentido de articular ações nos diversos órgãos para garantir uma melhor governança é positivo para o Brasil.” 

(Repórter) Já o senador Antônio Aureliano, do PSDB de Minas Gerais, que estava representando a Presidência do Senado no evento, ressaltou que a instituição teve o melhor desempenho em um recente estudo sobre transparência realizado pela Fundação Getúlio Vargas.  

(Antônio Aureliano) “Se falou demais aqui em transparência, que é fundamental para a governança. E o Senado da República é a instituição pública com maior transparência de avaliação. E dizendo que a governança é fundamental em termos de compartilhamento de poderes, no sentido de viabilizar uma administração pública com seriedade, com competência e com eficiência.” 

(Repórter) Entre os principais problemas apontados na área de saúde estão a falha na regulação de preços de medicamentos e a forte desigualdade na prestação de serviços de saúde. O presidente do TCU, João Augusto Nardes, afirmou que mais de 80% dos hospitais brasileiros não têm condições de atender à demanda por falta de pessoal. Na educação, o Tribunal apontou deficiência no aparelhamento da rede pública e a alta evasão na educação profissional. Também estiveram presentes no evento os governadores eleitos do Mato Grosso, senador Pedro Taques, do PDT; de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba e o vice-governador eleito de São Paulo.
17/11/2014, 07h38 - ATUALIZADO EM 17/11/2014, 07h38
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00