CE faz audiência na quarta para debater federalização da educação básica — Rádio Senado

CE faz audiência na quarta para debater federalização da educação básica

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO FAZ NESTA QUARTA-FEIRA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 

LOC: O ASSUNTO NÃO É RECENTE NA COMISSÃO, QUE APROVOU, NO INÍCIO DE AGOSTO, UM PEDIDO DE PLEBISCITO SOBRE O TEMA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: A audiência pública faz parte do programa Jovem Senador e o tema "federalização da educação básica" foi escolhido entre quatro opções pelos professores que orientaram os estudantes. As outras alternativas eram "currículo nacional único e pleno"; "ensino em tempo integral"; "e formação do professor". Hoje, os governos estaduais e municipais são responsáveis por 80% dos recursos para a educação, enquanto a União disponibiliza apenas 20% para o setor. O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, que é presidente da Comissão de Educação, afirma que o assunto precisa de uma discussão profunda e que traz lados positivos e negativos. O negativo é a influência das características regionais, que variam entre as cidades do país, como destaca o senador. 

(Cyro) Precisa-se examinar com muita profundidade. A educação não é uma coisa que pode ser nacionalizada do dia pra noite. Nós temos aspectos regionais, diferenças gritantes. Então, se abre uma discussão. 

(Repórter) O aspecto positivo é que a União se aproximaria dos problemas de cada estado e município, que, hoje, são prejudicados por causa do orçamento insuficiente para cumprir todas as demandas locais, como explica Cyro Miranda. 

(Cyro) Com o crescimento populacional, os estados, principalmente os municípios, tem tido uma demanda muito maior, e o apoio que eles tem financeiro tem sido menor do que a expectativa. Então tem estados hoje que investem até 45% do seu orçamento na educação. Então esse é um aspecto que você tem que considerar que a União estaria bem mais próxima. 

(Repórter) A federalização da educação já foi tema de debates no Senado Federal. Um Projeto de Decreto Legislativo do senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, convoca a população para opinar sobre o repasse da responsabilidade da educação básica para a União em um plebiscito. O pedido já foi aprovado pela Comissão de Educação, e agora está em análise pela Comissão de Assuntos Econômicos.
17/11/2014, 03h31 - ATUALIZADO EM 17/11/2014, 03h31
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00