Senado debate racismo nos campos de futebol nesta segunda-feira — Rádio Senado

Senado debate racismo nos campos de futebol nesta segunda-feira

LOC: O RACISMO NOS CAMPOS DE FUTEBOL SERÁ O ASSUNTO DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 17 DE NOVEMBRO, ÀS NOVE HORAS DA MANHÃ. 

LOC: O DEBATE TERÁ A PARTICIPAÇÃO POPULAR POR MEIO DO PORTAL E-CIDADANIA OU DO ALÔ SENADO, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

TÉC: O racismo sofrido nos campos de futebol pelos jogadores negros será o tema da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos. O encontro foi pedido pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, e terá a participação de representantes da Confederação Brasileira de Futebol, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O time foi, inclusive, alvo de uma das maiores polêmicas sobre racismo no futebol durante o ano de 2014. Em agosto, um grupo de torcedores gremistas foi flagrado chamando o goleiro Aranha, do Santos, de “macaco” durante uma partida. Esse caso foi um dos motivadores para o início do debate, como afirma Paulo Paim. 

(Paim) Esse caso específico foi a partir daquele evento do jogador do Santos, onde o goleiro foi covardemente agredido e nós temos que trabalhar com as entidades dos jogadores de futebol para que se haja uma campanha articulada com as torcidas no sentido de combater o preconceito. 

(Repórter) O senador defende ainda que medidas educativas devem ser estimuladas desde a infância, e que elas são sempre uma melhor opção do que as punições, como multas ou mesmo detenções. 

(Paim 2) A educação é o segredo do sucesso do jardim de infância à universidade. Nós temos que levar cultura, o respeito ao outro, independente, por exemplo, da cor da pele, antes que ela chegue ao estádio. Então nós temos que fazer a prevenção. As medidas preventivas tem que ser tomadas. E como é que se toma? Mediante um processo de reeducação pra esses mal educados. 

(Repórter) A audiência pública será interativa e transmitida pelo portal e-Cidadania. Para acompanhar e participar com perguntas ou comentários, acesse www.senado.leg.br/ecidadania ou então ligue para o Alô Senado, no número 0800 61 22 11.
14/11/2014, 02h40 - ATUALIZADO EM 14/11/2014, 02h40
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00