Comissão debate armazenagem da produção agrícola do país — Rádio Senado

Comissão debate armazenagem da produção agrícola do país

LOC: AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DEBATEU A ARMAZENAGEM DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO PAÍS. 

LOC: HÁ UM DÉFICIT DE MAIS DE 50 MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS QUE SÃO PRODUZIDOS, MAS NÃO TÊM ONDE SEREM ESTOCADOS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) A produção da safra de grãos 2014/2015 pode chegar a 200 milhões de toneladas, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento, Conab. Porém, mais de um quarto dessa produção não tem local apropriado para ser estocada após a colheita, causando um prejuízo estimado em mais de nove bilhões de reais. Para debater a situação da capacidade armazenadora do País, a Comissão de Agricultura convidou para uma audiência pública representantes da Conab, do Ministério do Transporte e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA. O senador Fleury, do Democratas de Goiás, defendeu que haja incentivo fiscal para que os produtores construam armazéns dentro de suas propriedades. 

(Fleury) “O armazém, sendo dentro da propriedade, nós teremos desafogamento de rodovia, um custo menor, porque o produtor não precisa levar o grão para secar e guardar fora. Então é importantíssimo essa mudança, que o Governo olhe para esta parte e comece a financiar com um custo subsidiado, na parte de juros.” 

(Repórter) Segundo a CNA, 75% da capacidade de armazenamento de grãos pertence à iniciativa privada, o que aumenta o custo para o produtor. Para sanar o problema, o Governo destinou 25 bilhões de reais até 2018 para o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns, com taxa de juro de 3,5% ao ano. Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, o agendamento eletrônico de caminhões, testado este ano no Porto de Santos, que marca uma data para o escoamento de grãos, vai diminuir as filas. 

(Ana Amélia) “O Ministério dos Transportes, como ele não tem capacidade porque é muito recurso e demora muito tempo de fazer a ampliação do porto, ele vai fazer um agendamento dos caminhões para evitar que fique uma fila muito grande e também que perca tempo, o caminhoneiro fique parado aguardando a hora do desembarque no porto do caminhão carregado de soja.” 

(Repórter) A região sul tem a maior capacidade de armazenamento do País, com 42%. Os estados em situação mais crítica são Goiás e Mato Grosso. 
14/11/2014, 06h53 - ATUALIZADO EM 14/11/2014, 06h53
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00