Lídice quer instalar CPI para investigar morte violenta de jovens — Rádio Senado

Lídice quer instalar CPI para investigar morte violenta de jovens

LOC: A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE VAI INVESTIGAR O ASSASSINATO DE JOVENS E DE POLICIAIS NO BRASIL PODERÁ SER INSTALADA NO INÍCIO DE 2015. 

LOC: A INICIATIVA DA CPI É DA SENADORA LÍDICE DA MATA, DO PSB DA BAHIA. ELA QUER QUE O SENADO AVANCE NA DISCUSSÃO DE UMA NOVA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) A Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar mortes violentas de jovens no Brasil deveria ter iniciado suas atividades esse ano. Mas como 2014 foi um ano eleitoral, a instalação da CPI foi adiada. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, e o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que pediram a CPI, querem começar os trabalhos já no início de 2015. A senadora ressaltou que, de acordo com o oitavo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, nos últimos cinco anos, mais de onze mil pessoas foram mortas pela Polícia. Esse número é superior às mortes provocadas pela Polícia americana nos últimos trinta anos. O estado com maior número de mortes violentas é o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e Bahia. Lídice da Mata disse que a sociedade começa a considerar normal essa situação. 

(Lídice da Mata) “Essa é uma facetas mais terríveis da violência em nosso país: a naturalidade com que a nossa sociedade aceita conviver com todo esse horror. As pessoas perderam a capacidade de indignar-se. O senado da República tem que contribuir para romper com essa passividade”. 

(Repórter) A senadora Lídice da Mata também defende a mudança da política de segurança pública do Brasil. Ela quer que o Senado discuta o assunto com os estados para que surja uma nova visão de segurança pública e de organização das polícias do país.
13/11/2014, 04h34 - ATUALIZADO EM 13/11/2014, 04h34
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00