CAS aprova PL que obriga cartões telefônicos a exibir mensagens contra drogas — Rádio Senado

CAS aprova PL que obriga cartões telefônicos a exibir mensagens contra drogas

LOC: OS CARTÕES DE TELEFONES PÚBLICOS E OS PRÉ-PAGOS DE CELULAR DEVERÃO EXIBIR MENSAGENS DE COMBATE AO CONSUMO DE CRACK E OUTRAS DROGAS. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: A proposta quer aproveitar o alcance e a popularidade tanto do celular pré-pago quanto dos telefones públicos para a conscientização da população sobre os riscos do consumo de drogas, especialmente do crack. A relatora do projeto de lei, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destacou o grande número de cartões de recarga de celulares e de orelhões que são comercializados no País. 

(ANA RITA): A proposição é inegavelmente meritória. Ao visar o público-alvo tanto dos consumidores da telefonia móvel pré-paga quanto dos usuários de telefones públicos, a medida apresenta grande potencial para atingir uma enorme parcela da população, sem custos adicionais para as operadoras de telefonia. 

(REPÓRTER) O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, foi outro que elogiou a iniciativa. Ele também ressaltou que o projeto tem todas as condições de ser implementado. Davim contou que procurou uma operadora para que ela apresentasse uma mensagem nos cartões a respeito do preconceito contra pessoas com distúrbios mentais, a psicofobia. E que foi atendido sem maiores problemas. 

(DAVIM) A Oi achou interessante a proposta, a matéria e tem nos ajudado. E colocou no cartãozinho de telefone dela a foto de uma discriminação de pessoas normais com alguém que tem um distúrbio mental e coloca Psicofobia é crime”. Nos dois versos do cartão da Oi. Digo o nome da empresa porque é louvável essa iniciativa. 

(REPÓRTER): O projeto de lei ainda será analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e informática e pelo Plenário do Senado. Se aprovado, poderá seguir para a sanção presidencial.
13/11/2014, 00h08 - ATUALIZADO EM 13/11/2014, 00h08
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00