CDH aprova benefício temporário a mulheres vítimas de violência — Rádio Senado

CDH aprova benefício temporário a mulheres vítimas de violência

LOC: AS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ESTÃO MAIS PERTO DE TER GARANTIDO O ACESSO A UM BENEFÍCIO FINANCEIRO TEMPORÁRIO.  

LOC: PROJETO COM ESTE OBJETIVO FOI APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E SEGUE AGORA PARA O PLENÁRIO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) A Comissão de Direitos Humanos aprovou o projeto que garante à mulher vítima de violência doméstica o direito de receber um benefício financeiro por um período de seis meses ou mais. A relatora da proposta na comissão, senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, lembrou que a maioria dessas vítimas depende financeiramente do agressor, e por isso o benefício é essencial para que a mulher possa reconstruir a sua vida. 

(Angela Portela) “o projeto é de autoria do senador Humberto Costa um projeto que tem um mérito muito importante porque modifica a lei Maria da Penha e cuida das mulheres no que diz respeito a sua dependência financeira pra que se livrem da dependência e possam sair do ciclo de violência em que se encontram”. 

(Repórter) O projeto é de autoria do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. No texto, ele explicou que a assistência financeira eventual prevista na Lei Orgânica de Assistência Social já existe para outras situações, como nos casos de calamidade pública. Agora, o benefício vai incluir também o enfrentamento dos danos provocados pela violência doméstica, que podem colocar em risco a integridade da mulher agredida e de seus filhos. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão e segue agora para análise do plenário do Senado.
12/11/2014, 01h15 - ATUALIZADO EM 12/11/2014, 01h15
Duração de áudio: 01:16
Ao vivo
00:0000:00