Pedestre deve ser obrigado a sinalizar com o braço antes de atravessar a faixa — Rádio Senado

Pedestre deve ser obrigado a sinalizar com o braço antes de atravessar a faixa

LOC: O PEDESTRE DEVE SER OBRIGADO A SINALIZAR COM O BRAÇO ANTES DE ATRAVESSAR A FAIXA. 

LOC: APROVADO NESTA QUARTA-FEIRA PELA CCJ, O CHAMADO "SINAL DE VIDA" SEGUE AGORA PARA SANÇÃO PRESIDENCIAL. A INICIATIVA JÁ É ADOTADA DESDE 1997 NO DISTRITO FEDERAL, COMO INFORMA O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A proposta determina que antes de atravessar a faixa, os pedestres devem sinalizar com o braço estendido para solicitar que os veículos parem e deem preferência a quem está a pé. Pelo texto, o cidadão também deve tomar precauções de segurança e levar em conta especialmente a visibilidade, distância e velocidade dos veículos. O chamado sinal de vida já é utilizado em Brasília desde 1997 nas faixas sem semáforo e é considerado um exemplo de cidadania e educação no trânsito. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembra que o ponto de partida foi a campanha educativa Paz no Trânsito, que durante nove meses envolveu a população, imprensa, escolas, entidades da sociedade civil e o governo. Ele explicou que desde então houve uma acentuada queda no número de atropelamentos no DF. Rollemberg defendeu que o resultado mostra como a população de todo o país pode se mobilizar para enfrentar seus problemas. 

(Rodrigo Rollemberg) efetivamente, nós passamos a ter uma mudança de postura em relação ao trânsito e, especialmente, em relação à faixa de pedestre. E eu fico pensando, quanto nós poderíamos fazer neste País em várias outras áreas relativas ao cotidiano das pessoas apenas com o processo de educação, apenas com o processo de mobilização da população. 

(REPÓRTER) A proposta segue agora para a sanção presidencial.
05/11/2014, 11h42 - ATUALIZADO EM 05/11/2014, 11h42
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00