CE aprova obrigatoriedade do ensino de Libras nas escolas — Rádio Senado

CE aprova obrigatoriedade do ensino de Libras nas escolas

LOC: O CURRÍCULO OFICIAL DA REDE DE ENSINO NO BRASIL TERÁ QUE OFERECER A LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, LIBRAS, E OUTROS MÉTODOS DE COMUNICAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA  

LOC: A OFERTA DEVERÁ OCORRER EM TODAS AS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O PROJETO FOI APROVADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA.  

(Repórter) O projeto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, foi aprovado no Senado e enviado à Câmara dos Deputados em 2006. Como foi alterado, voltou para exame dos senadores. O texto original garantia acesso dos estudantes ao ensino por meio da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS. O novo texto agregou outras formas de comunicação utiliza das por pessoas com deficiência visual, como o sistema Braille e o método Tadoma, para surdos-cegos. Inclui nos sistemas de ensino a garantia aos estudantes de uma diversidade de métodos de comunicação, como parte do currículo de todas as etapas e modalidades da educação básica. Segundo o relator, senador João Vicente Claudino, esses alunos terão direito à adequação de currículos, métodos e recursos às suas necessidades; com professores especializados; educação especial para o trabalho; e acesso igualitário aos benefícios suplementares oferecidos aos alunos dos mesmos níveis em que estiverem matriculados. O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, leu o relatório na Comissão de Educação e destacou que o projeto busca assegurar a inclusão de pessoas com deficiência. 

(Mozarildo Cavalcanti) trata-se de uma proposição que nos guia para uma modalidade de educação especial que na prática não pode mais subsistir, a escolarização em classes comuns do ensino regular, mas que poderá contribuir para qualificação de um modelo de ensino em que todos possam crescer juntos. 

(Repórter) O projeto foi aprovado também na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e segue agora para votação no plenário.
04/11/2014, 01h37 - ATUALIZADO EM 04/11/2014, 01h37
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00