Números de celulares de AP, AM, MA, PA e RR ganham mais um dígito — Rádio Senado

Números de celulares de AP, AM, MA, PA e RR ganham mais um dígito

LOC: OS NÚMEROS DE CELULARES DOS ESTADOS DO AMAPÁ, AMAZONAS, MARANHÃO, PARÁ E RORAIMA GANHAM MAIS UM DÍGITO A PARTIR DESTE DOMINGO 

LOC: A INCLUSÃO DO NONO DÍGITO TEM COMO OBJETIVO A AMPLIAÇÃO DOS NÚMEROS TELEFÔNICOS PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) Os cerca de 20 milhões de telefones móveis dos 453 municípios dos estados do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima ganham o nono dígito. O número nove passa a ser colocado antes dos demais números nos telefones celulares. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, o Brasil possui atualmente cerca de 280 milhões de linhas móveis. Desses, mais de 90 milhões terão a inclusão de mais um dígito segundo o cronograma que segue até 2016. O presidente da Anatel, João Rezende, disse que os problemas durante a transição são mínimos. 

(João Rezende) “Nós estamos fazendo isso de maneira tranquila e planejada para que não haja nenhum tipo de prejuízo aos usuários principalmente na hora que ele estiver no processo de adoção do nono dígito. Fizemos isso com bastante sucesso em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Os relatos de problemas são quase nulos no processo de implantação.” 

(Repórter) O objetivo da mudança é aumentar a oferta de linhas móveis nesses estados e padronizar a numeração. O superintendente de Outorga da Anatel, Marconi Maya afirmou que a mudança é necessária também para evitar erros na hora de digitar os números durante as ligações. 

(Marconi Maya ) “Principalmente na região sudeste nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a gente já tinha dificuldades com números novos e agora a gente segue na linha da padronização. Você está numa região ou outra do país você marca oito ou nove dígitos a possibilidade do consumidor errar na hora de marcar é muito grande, por isso nós estamos padronizando.” 

(Repórter) A previsão da Anatel é de que em maio do próximo ano o sistema seja implantado em Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Em outubro será a vez de os celulares de Minas Gerais, Bahia e Sergipe aderirem ao nono dígito.
31/10/2014, 05h18 - ATUALIZADO EM 31/10/2014, 05h18
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00