Aprovado PL que obriga que motociclista também tenha aulas práticas nas ruas
LOC: AS AUTOESCOLAS PODEM SER OBRIGADAS A DAR AULAS PRÁTICAS NAS RUAS PARA MOTORISTAS E MOTOCICLISTAS.
LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO NESTA SEMANA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
TÉC: A proposta da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, modifica o Código de Trânsito Brasileiro e determina que as autoescolas sejam obrigadas a dar aulas práticas nas ruas e avenidas durante a formação dos motoristas. Atualmente, a lei exige que para tirar a carteira de habilitação nas categorias mais comuns, como a de carro e de moto, o aluno deve fazer no mínimo 20 horas de direção. No entanto, o relator da matéria, senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, justificou que muitas autoescolas treinam os aprendizes, especialmente os motociclistas, somente em circuitos fechados, em ambientes bem diferentes que os futuros motoristas vão encontrar na realidade. Para Diniz, a medida vai ajudar a melhorar a segurança no trânsito.
(Diniz) Trata-se de uma matéria extremamente meritória. Consideramos que a iniciativa incorpora importante contribuição à norma vigente no sentido de qualificar o processo de formação de condutores e, por consequência, elevar os padrões de segurança no trânsito.
(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada agora pela Câmara dos Deputados.
LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO APROVADO NESTA SEMANA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
TÉC: A proposta da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, modifica o Código de Trânsito Brasileiro e determina que as autoescolas sejam obrigadas a dar aulas práticas nas ruas e avenidas durante a formação dos motoristas. Atualmente, a lei exige que para tirar a carteira de habilitação nas categorias mais comuns, como a de carro e de moto, o aluno deve fazer no mínimo 20 horas de direção. No entanto, o relator da matéria, senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, justificou que muitas autoescolas treinam os aprendizes, especialmente os motociclistas, somente em circuitos fechados, em ambientes bem diferentes que os futuros motoristas vão encontrar na realidade. Para Diniz, a medida vai ajudar a melhorar a segurança no trânsito.
(Diniz) Trata-se de uma matéria extremamente meritória. Consideramos que a iniciativa incorpora importante contribuição à norma vigente no sentido de qualificar o processo de formação de condutores e, por consequência, elevar os padrões de segurança no trânsito.
(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada agora pela Câmara dos Deputados.