Renan volta a defender que Dilma dialogue com o Congresso — Rádio Senado

Renan volta a defender que Dilma dialogue com o Congresso

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO VOLTA A DEFENDER QUE A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF DIALOGUE COM O CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: AS LIDERANÇAS DO PT MINIMIZAM DIVERGÊNCIAS COM O PMDB SOBRE VOTAÇÃO DE PROJETOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Diante da decisão do Congresso Nacional de derrubar o decreto presidencial que trata da criação de conselhos populares e da possibilidade de projetos já censurados pelo Palácio do Planalto serem aprovados, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, sugeriu maior diálogo entre o Executivo e o Legislativo. Ao afirmar que o resultado das eleições acirrou os ânimos políticos, Renan Calheiros avalia que a presidente Dilma Rousseff deve sair do discurso para a prática no sentido de conversar com o Congresso Nacional. Ele sugere que a iniciativa deve ser do Palácio do Planalto. 

(Renan Calheiros) Precisamos conversar. Essa interlocução precisa estar mais presente de lado a lado. O Congresso sempre fez a sua parte. Vamos fazer o que podemos. Mas a construção de uma grande convergência, de uma agenda nacional, a criação de um momento novo de união nacional precisa de conversas de lado a lado. 

(Repórter) A ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann do PT do Paraná, negou qualquer crise entre o Legislativo e o Executivo apesar da disposição do presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, do PMDB potiguar, de votar projetos que desagradam a equipe econômica, a exemplo do Orçamento Impositivo, que obrigará o governo a pagar as emendas parlamentares. Gleisi Hoffmann assegurou a intenção da presidente Dilma Rousseff de dialogar com as lideranças partidárias.  

(Gleisi Hoffmann) Eu acho que estamos conversando. O presidente da Câmara esteve na Casa Civil. A presidente Dilma estava conversando com os líderes. Então, estamos conversando. O PT e o PMDB são governo. Ter divergência sobre uma ou outra matéria não quer dizer que esteja em risco uma aliança de governança ou a governabilidade do País. As divergências existem em várias matérias.  

(Repórter) A presidente Dilma Rousseff deverá se reunir com as lideranças partidárias nos próximos dias após uma semana de férias.
30/10/2014, 05h57 - ATUALIZADO EM 30/10/2014, 05h57
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00