Campanha Novembro Azul começa na próxima semana — Rádio Senado

Campanha Novembro Azul começa na próxima semana

LOC: A CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA. O OBJETIVO É CONSCIENTIZAR E ORIENTAR A POPULAÇÃO PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA. 

LOC: PARA REFORÇAR A CAMPANHA, O PRÉDIO DO CONGRESSO NACIONAL SERÁ ILUMINADO DE AZUL, A PARTIR DA SEGUNDA-FEIRA, DIA 03. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) A Sociedade Brasileira de Urologia estima que em 2014 serão diagnosticados mais 69 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, sendo um novo caso a cada 7,6 minutos. A doença é a principal causa de morte entre os homens. No Brasil, em 2011 foram mais de 13 mil mortes por conta da doença, uma média de um óbito a cada 40 minutos. E para motivar e orientar a população masculina a fazer exames preventivos e a combater a doença, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia lançam a campanha Novembro Azul em âmbito nacional. O Congresso Nacional fará uma sessão solene no dia três de novembro comemorar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata. Também para a campanha, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul. No dia quatro, um fórum na Câmara dos Deputados vai debater as políticas públicas para a saúde do homem. Para o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, com a criação da Política Nacional de Saúde do Homem pelo Ministério da Saúde houve melhora no combate e na prevenção ao câncer de próstata. Segundo ele, hoje os homens têm mais acesso aos serviços de saúde. 

(Humberto Costa) Isso já provocou mudanças culturais importantes, já é maior, bem maior hoje o numero de homens que estão preocupados com essa questão da prevenção. Da prevenção inclusive anual a partir de uma certa idade. E eu acho que nos estamos indo no caminho certo, é esclarecer, é criar os mecanismos de prevenção, e melhorar também o atendimento aquelas pessoas atingidas pela doença, e isso tem acontecido. 

(Repórter) O senador Antonio Carlos Valadares, do PSB do Sergipe, enviou requerimento para que um projeto apresentado por ele em 2005 e que amplia as ações de prevenção ao câncer de próstata seja colocado na ordem do dia.  

(Antonio Carlos Valadares) Há um requerimento da minha autoria que pede urgência para que seja incluído na ordem do dia da sessão deliberativa ordinária de amanhã, o projeto de lei do senado número 34 que é sobre o novembro azul. Um projeto que concede prioridade ao atendimento, a assistência e ao tratamento da próstata.  

(Repórter) A campanha Novembro Azul terá diversas ações em todo o país, com palestras informativas sobre a doença. Além da iluminação em azul de pontos turísticos como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, Palácio do Planalto e Catedral em Brasília e Elevador Lacerda, na Bahia.
28/10/2014, 06h02 - ATUALIZADO EM 28/10/2014, 06h02
Duração de áudio: 02:44
Ao vivo
00:0000:00