Unesco declara discursos de imperadores do Brasil como memória do mundo — Rádio Senado

Unesco declara discursos de imperadores do Brasil como memória do mundo

LOC: A UNESCO DECLAROU AS FALAS DO TRONO DOS IMPERADORES DO BRASIL COMO REGISTRO DA MEMÓRIA DO MUNDO. 

LOC: ESSA FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O SENADO FEDERAL TEVE ARQUIVOS RECONHECIDOS PELO PROGRAMA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A série “Falas do Trono” traz setenta e três discursos manuscritos por Dom Pedro I, Dom Pedro II e pelos regentes nas sessões da Assembleia Geral Legislativa. São cento e oitenta páginas que contam a história de parte do Império, entre os anos de 1826 e 1889. Os discursos eram proferidos no Palácio Conde dos Arcos, no Rio de Janeiro, que, na época, era a sede do Poder Legislativo brasileiro. Essa foi a primeira vez que o Senado apresentou algum registro e que teve o reconhecimento da Unesco no programa Memória do Mundo, que tem o objetivo de preservar documentos de grande valor patrimonial de todos os povos. A arquivista do Senado Federal Betânia Guedes destaca essa declaração da Unesco como a forma de levar para o mundo a história política do Brasil. 

(Betânia Guedes) A seleção do documento como patrimônio da humanidade implica em vários direitos e deveres pro Senado. O patrimônio da humanidade requer um cuidado e também a questão da preservação da importância histórica desse documento pra humanidade e da difusão cultural. E ele vai ser reconhecido mundialmente.

(Repórter) Os registros da série “Falas do Trono” são públicos e estão guardados no Arquivo do Senado Federal, que pode disponibilizar o documento para quem se interessar. Para ter acesso, basta entrar em contato com o setor pelo telefone 61 3303-4076 ou pelo e-mail arquivo@senado.leg.br.
20/10/2014, 05h42 - ATUALIZADO EM 20/10/2014, 05h42
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00