Mais de 142 milhões de pessoas devem votar no 2º turno das eleições — Rádio Senado

Mais de 142 milhões de pessoas devem votar no 2º turno das eleições

LOC: NO PRÓXIMO DOMINGO, MAIS DE 142 MILHÕES DE BRASILEIROS DEVEM VOTAR NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. 

LOC: MAS, DESDE QUANDO AS ELEIÇÕES BRASILEIRAS SÃO DISPUTADAS EM DOIS TURNOS? E QUAIS AS VANTAGENS DESSA NOVA DISPUTA?. ENTENDA NA REPORTAGEM DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O segundo turno acontece quando nenhum dos candidatos atinge mais da metade dos votos válidos nas eleições. A regra da maioria absoluta começou a ser aplicada em 1989 e é usada apenas para os cargos do Poder Executivo: Presidente da República, governador e prefeitos de cidades com mais de 200 mil eleitores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, nas últimas eleições municipais, em 2012, houve segundo turno em apenas 50 dos mais de 5mil e quinhentos municípios. Já nas eleições presidenciais, desde a redemocratização apenas em 1994 e 1998 o Presidente foi eleito logo no primeiro turno. O consultor legislativo do Senado e doutor em Ciência Política, Rafael Silveira, explica as vantagens de haver uma nova disputa entre os dois candidatos mais votados.  

(Rafael Silveira) “Em primeiro lugar, se num primeiro turno não se atinge essa maioria, haveria uma espécie de déficit de legitimidade daquele que estaria ganhando a eleição. E há também vários casos em que há uma disputa muito grande, então há uma necessidade que a população tenha oportunidade de ouvir os candidatos novamente.” 

(Repórter) Silveira aponta, ainda, que o segundo turno propicia a formação de novas alianças partidárias. 

(Rafael) “Se essa conformação das alianças não é suficiente para a eleição em um turno apenas, o segundo turno se presta a isso. Para que as forças políticas se reorganizem, que os partidos se entendam, formem as suas coalizões e adiante também para o eleitor e o seu cenário de governança.” 

(Repórter) É importante lembrar que a ausência do eleitor no primeiro turno, mesmo sem justificativa, não impede a participação no segundo turno.
20/10/2014, 06h39 - ATUALIZADO EM 20/10/2014, 06h39
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00