Humberto Costa quer identificar apostadores da loteria por meio do CPF — Rádio Senado

Humberto Costa quer identificar apostadores da loteria por meio do CPF

LOC: PROJETO DO SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO OBRIGA A IDENTIFICAÇÃO DE APOSTADORES DA LOTERIA POR MEIO DO CPF. 

LOC: O RELATOR DA MATÉRIA, SENADOR INÁCIO ARRUDA, DO PCDOB DO CEARÁ, ACREDITA QUE A IDENTIFICAÇÃO DOS APOSTADORES SERÁ UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA IMPEDIR CRIMES DE LAVAGEM DE DINHEIRO. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) Seja para quitar as dívidas, para realizar um sonho, para dar um futuro melhor à família, a população busca nos jogos de loterias a chance de ficar rica na base da sorte. O número de pessoas que apostam é grande, de janeiro a junho de 2013 foram cerca de três bilhões de apostas. Mas muitos tem se aproveitado desses jogos para desviar dinheiro, o relatório de 2007 do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Coaf, apontou indícios de lavagem de dinheiro nas loterias da Caixa Econômica Federal. Pelo relatório um esquema montado por 75 pessoas desviou 32 milhões de reais. Sendo que uma única pessoa ganhou na loteria 327 vezes, e outra de São Paulo ganhou no mesmo dia 107 vezes. Com o objetivo de coibir a lavagem de dinheiro, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, apresentou projeto que obriga a identificação de apostador de loterias pelo CPF no bilhete. O relator da proposta, senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, acredita que o sistema de jogos precisa ter mais controle na identificação dos apostadores, para que não ocorram casos de lavagem de dinheiro. 

(Inácio Arruda) A partir de três já é sorte demais, agora você considerar que a mesma pessoa, o mesmo grupo de apostadores consigam ganhar cinqüenta, cem, duzentas, trezentas, quinhentas vezes, então, é motivo sim de você examinar o que está acontecendo com esse sistema. Esse tipo de sorte não é absolutamente comum em canto nenhum do mundo. 

(Repórter) O projeto ainda proíbe a revelação da identidade dos ganhadores dos prêmios. E para Inácio Arruda a proposta é uma importante fórmula para evitar fraudes e crimes. 

(Inácio Arruda) Acho que o melhor meio de você examinar a questão é garantir que as pessoas que recebam o premio, ganharam num sorteio tão difícil como são as loterias no Brasil, com tantas pessoas concorrendo, sejam identificadas, assim você facilita o procedimento de apuração no caso de qualquer suspeita. 

(Repórter) O projeto é analisado em conjunto com o do ex-senador Sergio Sambiazi, que propõe a identificação do apostador, mas não de forma obrigatória. Os textos estão na Comissão de Constituição e Justiça, e ainda passam de forma terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos.
16/10/2014, 07h07 - ATUALIZADO EM 16/10/2014, 07h07
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00