Começa neste domingo o horário de verão — Rádio Senado

Começa neste domingo o horário de verão

LOC: COMEÇA NESTE DOMINGO O HORÁRIO DE VERÃO. OS MORADORES DAS REGIÕES SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE DEVEM ADIANTAR SEUS RELÓGIOS EM UMA HORA. 

LOC: A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM TRAZ ALGUMAS DICAS PARA UMA MELHOR ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DE HORÁRIO. 

(Repórter) A partir deste domingo, 19 de outubro, os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar os relógios em uma hora por causa do horário de verão, que terminará no dia 22 de fevereiro do ano que vem. Serão 126 dias de alteração, cinco a mais do que a média dos últimos quinze anos. E muita gente sofre com a mudança. O especialista em transtornos do sono, Nonato Rodrigues, explica que há formas de diminuir esse sofrimento. Uma delas é fazer uma adaptação gradual do sono nos dias anteriores ao horário de verão, indo dormir e acordando alguns minutos mais cedo até que o organismo se acostume. Fazer uma alimentação leve também é uma boa dica do especialista, que afirma ainda que os efeitos colaterais podem ser diversos em quem não se prepara para o novo horário ou não dorme a quantidade de horas suficiente. 

(Nonato Rodrigues) Essa privação de sono vai gerar no nosso cérebro uma reação que é o aparecimento de uma necessidade aumentada de sono durante o dia, que pode se manifestar em forma de uma sonolência diurna, e também dor de cabeça, irritabilidade, falta de atenção, falta de concentração, incapacidade de ter reações e respostas e decisões rápidas. 

(Repórter) Apesar de o horário de verão ser obrigatório nessas três regiões do país, tem vantagens e desvantagens. O maior benefício é a economia no sistema elétrico. A expectativa é que haja uma redução de até cinco por cento no consumo de energia durante o período. Mas, por outro lado, pode prejudicar quem precisa sair de casa muito cedo. Foi pensando nisso que o senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, apresentou um projeto de lei que adapta o horário de verão ao calendário escolar, para que a mudança termine antes do início do ano letivo. Para o senador, a medida pode trazer mais tranquilidade para a vida dos estudantes. 

(Gim Argello) O quê que eu quero? que coincida com a volta às aulas, para que os estudantes possam voltar com mais tranquilidade. Porque tem muito aluno que mora longe da escola e tem que acordar quatro horas da manhã, cinco horas da manhã, e ainda tá escuro, tá escuro de verdade. E com a falta de segurança que nós temos hoje. 

(Repórter) A proposta está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos e ainda deve passar pelas Comissões de Relações Exteriores e de Constituição e Justiça.
16/10/2014, 05h11 - ATUALIZADO EM 16/10/2014, 05h11
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00