CPMI entrará com mandado para ter acesso à delação de ex-diretor da Petrobras — Rádio Senado

CPMI entrará com mandado para ter acesso à delação de ex-diretor da Petrobras

LOC: CPI DA PETROBRÁS DEVE ENTRAR COM MANDADO DE SEGURANÇA NESTA QUARTA-FEIRA PARA TER ACESSO A DELAÇÃO PREMIADA DE PAULO ROBERTO COSTA. 

LOC: A OPOSIÇÃO PEDE UMA SESSÃO AINDA NESTA SEMANA PARA VOTAR REQUERIMENTOS E CONVOCAÇÃO DE PESSOAS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O presidente da CPI Mista da Petrobrás, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, afirmou que dará entrada nesta quarta-feira a um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal. Os membros da CPI desejam ter acesso às informações prestadas pelo ex-diretor da Petrobrás, Paulo Roberto Costa. O pedido já foi negado pelo relator do processo, ministro Teori Zavascki, mas, segundo Vital, as informações já poderiam ser repassadas à CPI porque o processo de delação premiada de Costa já foi homologado. 

(Vital do Rêgo) “O Ministro Teori Zavascki entendeu de forma diferente e nós estamos adentrando com um mandado de segurança específico, porque entendemos que é um direito líquido e certo da CPMI por força de um dispositivo constitucional que legitima o acesso a todas as informações de caráter investigativo. No curso da investigação, a CPI, segundo a Constituição Federal, tem direitos e deveres próprios da missão judicial”. 

(Repórter) Vital se reuniu nesta terça-feira com membros da oposição na tentativa de montar um cronograma das atividades da CPI. O senador alega enfrentar dificuldades já que muitos parlamentares estão em seus estados envolvidos com atividades eleitorais. O deputado Antônio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara, pediu a convocação de uma sessão extraordinária da CPI para esta semana. A oposição quer analisar os requerimentos de convocação do ex-diretor de serviços da Petrobrás, Renato Duque e do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto. Eles foram citados por Costa e pelo doleiro Alberto Youssef em depoimento liberado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, na última sexta-feira. Os interrogatórios fazem parte da Operação Lava Jato.  

(Antônio Imbassahy) “Evidentemente que a CPMI tem que fazer a sua obrigação que é convocar agora essas pessoas que foram denunciadas para o juiz Sérgio Moro. Tem que chamar, claro, o secretário geral, tesoureiro do PT, o Vaccari, e também o atual diretor, ex diretor da Petrobrás, o Duque. Pelo menos esses dois de imediato.” 

(Repórter) Está marcada para 22 outubro a oitiva do diretor de abastecimento da Petrobrás, José Carlos Cosenza.
14/10/2014, 06h57 - ATUALIZADO EM 14/10/2014, 06h57
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00