Oito senadores estão na disputa do 2º turno dos governos estaduais — Rádio Senado

Oito senadores estão na disputa do 2º turno dos governos estaduais

LOC: OITO SENADORES AINDA ESTÃO NA DISPUTA DO SEGUNDO TURNO AOS GOVERNOS ESTADUAIS E À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.  

LOC: COM A ELEIÇÃO DE PEDRO TAQUES, DO PDT AO GOVERNO DE MATO GROSSO, E DE WELLINGTON DIAS, DO PT AO DO PIAUÍ, DOIS SUPLENTES JÁ VÃO ASSUMIR O MANDATO NO SENADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Marcelo Crivella, do PRB, disputa o governo do Rio de Janeiro; Rodrigo Rollemberg, do PSB, o do Distrito Federal; Delcídio do Amaral, do PT, o de Mato Grosso do Sul; Cássio Cunha Lima, do PSDB, o da Paraíba; e os peemedebistas Eunício Oliveira, o do Ceará e Eduardo Braga, o do Amazonas. Já os tucanos Aécio Neves, de Minas Gerais, e Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, estão na briga pela presidência da República. No primeiro turno, os senadores Pedro Taques, do PDT, e Wellington Dias, do PT, foram eleitos para os governos de Mato Grosso e do Piauí. No lugar do petista, assumirá Regina Sousa, que é formada em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Ex-secretária de Administração do estado, ela é favorável a uma Assembleia Constituinte para discutir a Reforma Política. Apesar de ser suplente, Regina Sousa defende mudanças na eleição para o Senado. 

(Regina) Ninguém faz campanha para suplente. Foi uma minirreforma colocar a foto de suplente como se colocar de vice-governador. Mas os partidos têm que lançar candidatos e o primeiro colocado é o titular e o segundo, o suplente. Mas a gente vai ter que fazer. Não tem como esse País continuar fazendo eleição da forma como acontece hoje. 

REPÓRTER: Já o policial Rodoviário Federal, José Antonio Medeiros, do PPS, substitui o senador Pedro Taques. Formado em Matemática e em Direito, ele pretende atuar nas áreas de educação, agronegócio e de segurança pública. Medeiros quer debater uma solução para impedir a entrada de drogas no País pelas fronteiras. 

(Medeiros) A droga não é produzida em Brasília ou em São Paulo. Vem de outro lugar. A porta de entrada é a fronteira. Precisamos debater essa questão. Esse fechamento e melhor proteção das fronteiras é uma questão sem a qual não vamos resolver esse problema. 

REPÓRTER: A suplência de Taques é alvo de uma ação judicial. Em 2010, o primeiro suplente Zeca Viana, do PDT, desistiu e foi substituído por Medeiros. O segundo suplente Paulo Fiúza Filho reivindica a vaga.
07/10/2014, 01h48 - ATUALIZADO EM 07/10/2014, 01h48
Duração de áudio: 02:35
Ao vivo
00:0000:00