Dilma e Aécio vão disputar o segundo turno das eleições no dia 26 — Rádio Senado

Dilma e Aécio vão disputar o segundo turno das eleições no dia 26

LOC: A PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, DO PT, E O SENADOR AÉCIO NEVES, DO PSDB, VÃO DISPUTAR O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NO DIA VINTE E SEIS. 

LOC: A CANDIDATA MARINA SILVA, DO PSB, FICOU EM TERCEIRO LUGAR COM VINTE E UM POR CENTO DOS VOTOS VÁLIDOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: As últimas pesquisas de intenção de votos já antecipavam que a vaga no Palácio do Planalto seria disputada no segundo turno pelos candidatos do PT, Dilma Rousseff, que tenta a reeleição, e do PSDB, o senador Aécio Neves, de Minas Gerais. A petista obteve mais de 41% dos votos válidos e o tucano mais de 33%. A candidata do PSB, Marina Silva, conseguiu 21,32% após ter aparecido em primeiro lugar nos levantamentos da preferência do eleitorado assim que assumiu a vaga de candidata no lugar do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em agosto. Ao comentar o resultado parcial, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, destacou que em menos de uma hora após o encerramento da votação, o eleitorado já sabia do segundo turno para a eleição presidencial marcado para o dia 26 de outubro. Ele ressaltou que, apesar de muito disputada, a corrida ao Palácio do Planalto no primeiro turno priorizou o debate de ideais, e não a troca de insultos entre os candidatos. 

(Toffoli) Temos assistido a uma eleição presidencial de alto nível. Temos assistido a eleições gerais em que os programas eleitorais têm se mostrado de maior qualidade. Tanto é que só houve um direito de resposta concedido no horário eleitoral ao longo de toda essa campanha eleitoral para presidente da República.  

REPÓRTER: O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, que acompanhou a apuração dos votos na sede do TSE em Brasília, ressaltou que a briga pelo cargo de presidente da República foi muito acirrada, mas de alto nível. 

(Lewandovski) Tivemos um primeiro turno muito acirrado onde a disputa em torno de idéias e de programas foi muito disputada. Na verdade, verificamos que o primeiro turno das eleições transcorreu num clima de absoluta harmonia e de paz social sem maiores incidentes. 

REPÓRTER: De acordo com o TSE, a abstenção no primeiro turno somou pouco mais de 19%, inferior ao pleito de 2010, quando mais de 21% dos eleitores deixaram de comparecer às urnas. Os votos brancos corresponderam a 3,84% e nulos 5,8% dos computados pela justiça eleitoral de um total de mais de 142 milhões de eleitores em todo o País.
06/10/2014, 10h27 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 10h27
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00