Senadores destacam importância do Dia Internacional do Idoso — Rádio Senado

Senadores destacam importância do Dia Internacional do Idoso

LOC: É COMEMORADO NESTA QUARTA-FEIRA, DIA PRIMEIRO DE OUTUBRO, O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO. 

LOC: NO SENADO, PARLAMENTARES LEMBRAM A DATA COMO FORMA DE LUTAR PELA GARANTIA DE DIREITOS DESSA PARCELA DA POPULAÇÃO, COMO INFORMA A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) Em 2010, mais de sete por cento da população brasileira era formada por pessoas com mais de sessenta anos de idade, segundo o IBGE. Já o Fundo de População das Nações Unidas, uma agência ligada à ONU, estima que, até 2022, o planeta superará a marca de um bilhão de idosos, cerca de 20% da população mundial. No Dia Internacional do Idoso, celebrado em primeiro de outubro, a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Ana Rita, do PT do Espírito Santo, destaca a importância de lutar para garantir políticas públicas que proporcionem uma melhor qualidade de vida para essa faixa da população, como afirma a senadora. 

(Ana Rita) O Dia Internacional do Idoso é também um dia de luta das pessoas idosas. A realidade brasileira tá mostrando que a cada dia que passa, a população idosa ela tá conseguindo viver muito mais tempo. Então, é importante que seja garantido essas políticas públicas tanto na área da saúde, quanto na área da mobilidade, da acessibilidade. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, ressalta ainda outras políticas que devem ser levadas em consideração quando se discute melhorias para essas pessoas. Segundo ele, essas são reivindicações dos próprios idosos. 

(Paulo Paim) Como o fim do fator previdenciário, como o reajuste real para os aposentados, como a recuperação das perdas, como ter verba no orçamento para investimento na Política Nacional do Idoso, que não tem, buscando fazer com que efetivamente a violência contra o idoso seja diminuída e que a gente possa envelhecer com dignidade. 

(Repórter) O Dia Internacional do Idoso foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas durante a Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento, realizada na Áustria em 1982.
01/10/2014, 05h06 - ATUALIZADO EM 01/10/2014, 05h06
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00