CMA pode votar incentivos para desenvolvimento de atividades sustentáveis — Rádio Senado

CMA pode votar incentivos para desenvolvimento de atividades sustentáveis

LOC: ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO FEDERAL UM PROJETO QUE CONCEDE INCENTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES SUSTENTÁVEIS.  

LOC: A PROPOSTA PREVÊ QUE AS ISENÇÕES FISCAIS ESTIMULEM O USO RACIONAL DE RECURSOS NATURAIS, COMO CONTA A REPÓRTER MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) O desenvolvimento de práticas sustentáveis pode ser facilitado no Brasil. Um projeto de lei que tramita no Senado poderá conceder incentivos fiscais, econômicos e de crédito para atividades como geração de energia elétrica por meio de fontes alternativas; construção de cisternas; conservação e recuperação de rios e nascentes e capacitação de pequenos produtores e trabalhadores rurais. A ideia é que as instituições financeiras concedam, em parceria com o Poder Público, linhas de crédito especiais para estas atividades. O parecer da senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, está pronto para ser votado na Comissão de Meio Ambiente. 

(Ana Rita) “Isso contribui inclusive para uma redução das despesas. A partir do momento que se investe em tecnologias alternativas, além de contribuir para o incentivo de pesquisas nessa área, contribui também para preservar o ambiente que nós vivemos.” 

(Repórter) A senadora também demonstrou preocupação com a necessidade de cursos, palestras, workshops e seminários voltados à preservação dos recursos naturais. 

(Ana Rita) “Nós vivemos em um país que tem uma riqueza imensa. E essa riqueza ela precisa ser melhor canalizada, ela precisa ser melhor aproveitada pelas pessoas. Para que isso aconteça é necessário, sim, uma capacitação, especialmente daquela população que mora em regiões ribeirinhas, perto de florestas, perto de nascentes, para que possam cuidar dessa riqueza natural.” 

(Repórter) Ana Rita apresentou uma emenda para que as isenções fiscais aconteçam apenas no âmbito da União.
01/10/2014, 06h48 - ATUALIZADO EM 01/10/2014, 06h48
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00