BC volta a revisar para baixo a expectativa do crescimento do PIB — Rádio Senado

BC volta a revisar para baixo a expectativa do crescimento do PIB

LOC: O BANCO CENTRAL DIVULGOU NESTA SEGUNDA-FEIRA A PREVISÃO DE ALTA DO PIB DESTE ANO: O VALOR BAIXOU DE 1,6% PARA 0,7%. 

LOC: A ESTIMATIVA DE EXPANSÃO DA ECONOMIA EM 2014 É A MENOR EM CINCO ANOS. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA 

(Repórter) Esta é a segunda vez que o Banco Central revisa para baixo a expectativa de expansão da economia. No início do ano, a previsão era de alta de 2% para o Produto Interno Bruto de 2014. Agora, a perspectiva diminuiu novamente: de 1,6% para 0,7%, de acordo com o relatório de inflação do terceiro semestre deste ano. Desde 2009, o valor não era tão baixo. No ano passado, o crescimento do PIB foi de 2,5%. Esse índice mede a evolução da economia, e representa a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país. O líder do PT no Senado, senador Humberto Costa, de Pernambuco, atribui o crescimento inferior à crise econômica internacional. 

(Humberto Costa) “O governo tem tomado as medidas corretas e necessárias para que esse crescimento possa voltar. Tem desonerado a produção, tem ampliado o crédito, tem ampliado os investimentos em infraestrutura. Porém, dada essa condição internacional, o mercado tem respondido de forma muito lenta em termos de crescimento”. 

(Repórter) Já o senador José Agripino, do Democratas do Rio Grande do Norte, critica o modelo econômico adotado pelo atual governo. 

(José Agripino) “Os gastos públicos estão descontrolados, a economia mal gerida, a corrupção endêmica, a inflação está lamentavelmente de volta, e o principal, o descrédito dos investidores privados nacionais e internacionais com o atual governo é que levam o Brasil estar patinando e estar com a perspectiva de crescimento do PIB perto de zero para 2014.” 

(Repórter) A projeção do governo federal para o PIB é um pouco mais alta, de 0,9%. O valor é muito superior à previsão de alta feita pelo mercado financeiro, no boletim Focus, de apenas 0,29%. O relatório do Banco Central também diminuiu em zero vírgula um ponto percentual a conjectura da inflação oficial no país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o IPCA. A previsão para 2014 recuou de 6,4% para 6,3%. Apesar da leve baixa, o índice permanece acima do centro da meta da inflação de 2014 definido pelo Conselho Monetário Nacional, de 4,5% ao ano.
29/09/2014, 06h09 - ATUALIZADO EM 29/09/2014, 06h09
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00