Senado participa da campanha mundial do Outubro Rosa — Rádio Senado

Senado participa da campanha mundial do Outubro Rosa

LOC: A CAMPANHA MUNDIAL DO OUTUBRO ROSA COMEÇA NA PRÓXIMA SEMANA. O OBJETIVO É CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO PARA A NECESSIDADE DO DIAGNOSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA. 

LOC: PARA REFORÇAR A CAMPANHA, O PRÉDIO DO CONGRESSO NACIONAL SERÁ ILUMINADO NA COR ROSA APARTIR DA QUARTA-FEIRA, DIA PRIMEIRO. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e representa a maior causa de morte entre o público feminino, representando 22% do total de casos novos de câncer a cada ano. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer são estimados para esse ano 57 mil e 120 novos casos no Brasil. Em 2011, 120 homens e mais de 13 mil mulheres morreram por causa da doença. E para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, começa no dia primeiro de outubro a campanha mundial do Outubro Rosa que terá palestras, workshops e debates em várias capitais brasileiras. Alguns monumentos como o Congresso Nacional, a Catedral e o Palácio do Planalto, em Brasília, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganham iluminação rosa para a campanha. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, entende que a mobilização é fundamental para conscientizar as mulheres a fazerem os exames precocemente. 

(Ana Rita) Ainda muitas mulheres que morrem por falta de uma consciência da importância de fazer esses exames. Então, a campanha nacional do outubro rosa possibilita as mulheres a terem uma consciência maior sobre isso e a procurar as unidades de saúde para poder fazer esses exames. 

(Repórter) De acordo com Ana Rita, a demora na marcação de consultas médicas é a principal dificuldade encontrada pelas mulheres. 

(Ana Rita) Eu vejo que uma boa parte das nossas mulheres tem muitas dificuldades ainda de fazer os exames preventivos, porque há uma certa demora na marcação desses exames. Então a saúde preventiva, os municípios precisam cuidar muito disso. Para que as mulheres possam ter acesso ao ginecologista, de poder fazer os exames, e poder realmente diagnosticar com antecedência se ela tem algum problema. Porque com isso ela começa a fazer o tratamento muito mais cedo. 

(Repórter) A campanha do outubro rosa começou nos Estados Unidos em 1997. E chegou ao Brasil com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo em 2002. O nome do evento remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. 
26/09/2014, 06h35 - ATUALIZADO EM 26/09/2014, 06h35
Duração de áudio: 02:16
Ao vivo
00:0000:00